terça-feira, 29 de janeiro de 2008

"Desenhar é uma forma de raciocinar sobre o papel." Saul Steinberg


"Steinberg é um escritor de desenhos, um arquiteto do discurso, da fala do som, desenhista de reflexões filosóficas." Harold Hosenberg.
Os seus desenhos constroem o que a palavra diz. É fascinante ficar olhando para eles. Tenho um livro com alguns desenhos e não me canso de olhá-los. E cada vez descubro um detalhe não observado antes. "Ele trabalha a troca entre o verbal e o visual, elaborando planos de múltiplos significados. Seus monólogos artísticos transformam as palavras em entes gráficos adquirindo a solidez das coisas." Tudo isto aí e muito mais. Ele trabalha as possibilidades do desenho para representar a palavra. Tudo que se conseguir escrever sobre sua arte será um mínimo. Muito ainda pode ser dito ou melhor, descoberto. E descobri este universo de possibilidades, quando fiz um curso sobre desenho dado aos professores. Um achado. Um tesouro que só utilizei quando dei aula no Colégio Nóbrega em Guanambi- Ba. Foi uma das melhores experiências que tive em minha vida. Houve muita improvisação. Material emprestado por amiga muito querida, amor pelo que estava fazendo e pelos alunos foi tão grande que supriu as falhas. E hoje só tenho de agradecer a oportunidade : obrigada D. Geraci! Valeu ! Claro que dar aula para cinco turmas foi pesado e um pouco complicado. Isto não tirou a delícia de ver aqueles olhinhos curiosos de adolescentes querendo ver e experimentar o mundo do desenho, tinta, lápis, papel para expressar o que sentiam e percebiam na descoberta de suas próprias experiências...
Algumas citações de Steinber extraídas do texto crítico de Harold Rosenberg (65).
"A linha são garranchos organizados."
"Minha linha quer me lembrar constantemente que é feita de tinta."
"E eu apelo à cumplicidade de meu leitor, que transformará esta linha em significado usando a nossa própria transformação comum de cultura, história e poesia. Contemporaneidade neste sentido é cumplicidade."
"O espaço se torna a própria linha e, finalmente, quando a espiral se fecha, ele torna-se a própria natureza."Steinberg, 1974.
"Toda a história da arte me influenciou: pinturas egípcias, desenhos de banheiro, arte primitiva e insana, Seurat, desenhos infantis, bordados, Paul Klee."
"Steinberg é um artista que trabalha na fronteira da linguagem. Seu trabalho é limítrofe, incorporando e se referenciando ao cartoon, aos desenhos infantis, rabiscos anônimos, desenhos técnicos, carimbos e decalques. Steinberg imita, parodia, inventa."

Livro consultado: Formas de Pensar o Desenho - Edith Derdyk - Desenvolvimento do Grafismo Infantil.
Continua...

10 comentários:

  1. eu acho lindo saber desenhar!
    beijo, linda! e feliz 2008, mega atrasado mas de coração!

    ResponderExcluir
  2. É uma mesma linha que traça um desenho ou um letra, e é por detrás desta linha que o significado de quem a faz se une ao significado de quem a vê ou lê. E esse conjunto pode ser arte. Pode ser algo que ilumina um ponto obscuro em nosso ser, e nos faz sair duma caverna. Ótima lembrança. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita Ana.
    Sabe aqueles desenhos que fazemos enquanto estamos no telefone?
    Então. Isto também é uma forma de expressão.
    Feliz 2008 também.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita Djabal. Tudo que faz a vida ficar ótima inclui boas lembranças.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oizinho Anna!
    Gosto de significados. Independentes de como eles nos vêm... Costumo dizer que amo as palavras quem me aparecem do nada, assim, meio desenhadas, dançantes até!...
    Do pensamento à Linha dos sentimentos. Sempre!
    beijos carinhosos e não esqueço de vc, embora fique tempos sem comentar... O espaço "real" tem-me tirado bastante tempo do "virtual"... ou seria o contrario? rsrs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anny
    Adorei visita, querida. Mesmo. E a lembrança também. Emocionei. bom ser lembrada com um bichinho tão singelo quanto uma joaninha.
    Sorte e sucesso.
    bj

    ResponderExcluir
  7. Que interessante!
    Adorei.
    Obrigada, Beijos,ALine

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela visita, Lúcia.
    Amei.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita:
    Kiara e Aline.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Gostei de ler mais sobre ele!Ficou muito boa a postagem.
    Abçs

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!