domingo, 8 de junho de 2008

Para que serve a leitura...

Crédito para a foto.
Levantei tarde hoje. Como ainda não posso caminhar, aproveitei para ficar espreguiçando e pensando como fazer o meu dia hoje. Pura tortura. Ah, bom mesmo é começar o dia com uma boa caminhada e depois um banho gostoso e tudo fica no lugar certo para começar. O começo hoje vai ser diferente, então me preparo para ele. Procuro coisas para fazer antes de ir para a cozinha fazer o almoço. Ler é uma escolha boa. Preenche minhas exigências internas e externas, já que adoro ler. Uma crônica chamada "A arte maior" do livro Non-Stop de Martha Medeiros diz para que serve a leitura. Ela faz uma bela lista. Fiz questão de contar 17, mas pode ter mais. Leitores sempre têm interpretações diferentes dos escritores, certo Martha? Os motivos que ela enumera são fantásticos. Serviu para mim e serve para você também, que se tiver mais alguma coisa a acrescentar, será bem vindo. Então vamos à eles:

01- Para ter senso crítico.
02- Para não engolir tudo facilmente o que nos despejam goela abaixo.
03- Para entender o que está enxergando.
04- Para ser o combustível que nos conduz às demais manifestações artísticas.
05- Para que possamos ir a museus e recitais de arte, teatro sem que lhe pareça muito caro e com a sensação de que nada recebeu em troca.
06- Para entretenimento também.
07- Para diversão e educação.
08- Para dar consciência da amplitude dos sentimentos.
09- Para te justificar como ser humano.
10- Para destruírem um a um os preconceitos.
11- Para te dar desejo de viajar.
12- Para te tornar mais tolerante com as diferenças.
13- Para ter ânsia de investigar mais e profundamente seu mundo secreto e de cada pessoa.
14- Para abrir caminhos pra você buscar este conhecimento através das pinturas, cinemas e musicais.
15- Para que você não leia só o que é inevitável: outdoors, manchetes de jornais, propaganda em ônibus.
16- Para que você saiba mais a respeito de si mesmo.
17- Para incentivar nossa própria perseguição...

Se estas razões não fora suficientes para você ler, não está sozinho. Infelizmente tem muita gente que despreza a leitura. Têm medo de mudanças que elas possam provocar. Que pena! A mudança é sempre para melhor. Experimente...

11 comentários:

  1. Que delícia! Um bom dia para todos. Estou feliz a caixa de comentários voltou. E vamos ler para começar o dia e para nos transformarmos em pessoas bem melhores do que ontem.

    ResponderExcluir
  2. Olá caríssima, acho que a leitura, acima de tudo é uma forma maravilhosa de entretenimento - nos leva para outros oceanos, outros horizontes e isso me deixa motivada (sempre). Mas há dois fatores que me chamam a atenção: 02- Para não engolir tudo facilmente o que nos despejam goela abaixo.
    03- Para entender o que está enxergando.

    Acho que é fundamental a gente não permitir que tudo nos alcance pura e simplesmente. É sempre importante olhar mais adiante e nos permitir ter nossas próprias opiniões e impressões.

    Tenha um excelente domingo...

    Ps. Hoje pela manhã, eu não caminhei, mas meditei, li um livro de poesia que ganhei ontem num sarau e agora estou curtindo o final de tarde. Abraços meus.

    Ps2. Mas eu adoro caminhar com um som bem gostoso na orelha. E você tem total razão, caminhar logo pela manhã e depois tomar um banho e perfeito...

    ResponderExcluir
  3. Amiga querida, serve também para ampliar o vocabulário do leitor e corrigir falhas da língua.
    Quando jovem, me ensinaram a usar a palavra "eoropeu"... Ora, como não é nativo da "Eoropa" e sim da "Europa", foi a repetição da leitura que me corrigiu. E esse é apenas um exemplo de vários...
    Querida, nenhum selinho ficou a seu gosto? Vamos terminar logo o que começamos. Estou louco pra ver alguma coisa minha aqui nesse blog que eu adoro.
    E esse negócio de "não poder levantar da cama"? Mmmmmmmmmmmm...
    Preocupado aqui...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Lunna:
    Obrigada pela visita e pelo comentário. Pois é, adoro ler e sempre procuro incentivar a leitura. Conheço muitos jovens que não lêm e não querem aprender a gostarem de ler. Fico triste porque é uma coisa que não depende de mim mudar isto. Então sempre que posso escrevo alguma coisa sobre o assunto. Quem sabe um dia acerto o alvo?
    Beijos e um bom domingo para vc também.

    ResponderExcluir
  5. Oi Oscar:
    Obrigada pela visita e comentário. Pois é, leitura nos ensina tantas coisas por dentro e por fora, não é mesmo? E sempre há coisas para serem mudadas. Umas coisas que não dão certo eoutras que dão. Mas só temos o poder da mudança quando temos este poder dentro da gente produzido pelas leituras. Certo?

    * vou fazer um e-mail com a escolha. bjos

    ResponderExcluir
  6. E caminhar em Amaralina, então... nem quero lembrar que dá vontade de chorar. Não consegui passagens e passarei junho e julho aqui. Uma tortura, mas Deus sabe o que faz.

    É triste que leitura não tenha a importância que deveria para a grande maioria dos brasileiros. O índice de analfabetismo funcional é alarmante e o alto custo dos livros não ajuda em nada para mudar a mentalidade do povo e melhorar essa situação lamentável.

    ResponderExcluir
  7. Anny costumo acordar cedo e às 7h já tinha feito um café e sentei na cozinha para ler a Folha e o Estadão de domingo, que são enormes.
    como é domingo não fui malhar , mas amanhã vou para a academia depois do jornal.
    boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Agda:
    Pois é, que pena que não vem para cá. Já ía conhecer vc. Mas vai acontecer um dia. Vou te consolar. Está chovendo quase todos os dias e Salvador chovendo não fica bom, né?
    Mas como vc disse, não era mesmo para vir. Conto como estão as coisas por aqui. Ah, moro perto do Centro de Convenções. Como não achei uma foto bonita do Jardim de Alá, postei aquela de Amaralina. Depois conto mais. Obrigada pela visita e comentário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Milton:
    Obrigada pela visita e comentário. Costumo acordar cedo. Aliás amanhã é dia. Aula de Pilates às 7:00. tenho de acordar cedo e pegar o ônibus para chegar na hora.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Há dias quero parar aqui e dizer que gostei muito da tua lista, mas abro a pagina e me envolvo em tantas leitoras e escritos que o dia passa...
    Bom domingo aí!

    ResponderExcluir
  11. Oi Sam:
    Obrigada pela sua visita e comentário. Que bom que gostou da minha lista. Sempre encontramos quem pensa parecido com agente,não é meesmo?
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!