quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O que faz você ler um livro?



Já escutei muitas histórias a respeito deste assunto. Muitas deliciosas. Outras nem tanto. Ah, sim, porque ler um livro só por ter começado, para ver o fim, para saber como o autor pensa. Não tem muito a ver comigo. O livro tem que me seduzir. Até na capa. Sei que existe uma estratégia para isto.Quer dizer, capas não são por acaso. São pensadas. Até a cor.é feita para induzir a leitura. Para mim, desnecessário. O que me atrai são as letras me contando histórias...ou crônicas. Amo crônicas.
Ah, você tem uma editora preferida? Eu tenho, É "Companhia das Letras". 
Este livro acima é um dos meus preferidos, mas a editora não é a citada. Pois é, pode acontecer.
Mas resolvi escrever sobre o motivo que te leva a ler um livro. O que te leva a abandoná-lo no meio inicio é outra conversa.
Existem escritoras que não conseguem deixar um livro pela metade. Por exemplo,  Martha Medeiros. Ela vai até o fim. Tem sempre uma esperança interna de vai melhorar na próxima linha. Sou otimista, mas nem tanto.
E nestes dias de abandonar livros, resolvi ler o livro, antes de libertá-lo.
O nome do livro: "O Signo dos Quatro" - Sir Arthur Conan Doyle - Ed. Martin Claret.
O livro é "a segunda aventura de Sherlock Holmes, publicada em 1890."
Sim, já tinha lido livros sobre ele. Mas como foi há muito tempo e o livro foi "Um estudo em vermelho". Não me lembro de nada. Só que gosto de livros e séries de detetives. Herança deixada por meu pai. Ele gostava muito. Não dividia seus livros comigo. Eu lia escondido dele...hehe!
Você já experimentou ler um? Fascinante. O livro te pega pelo pé, mão e cabeça. Isto mesmo e não te deixa parar no meio... Você vai gostar. Você que gosta de desvendar mistérios, usar as técnicas de Sherlok Holmes, ou mesmo prestar atenção nos mínimos detalhes. Nem que seja usando lupas ou "ciência da dedução"...
Livros são assim. Fantásticos. É só começar e não tem como parar.
Agora chega. Faça aí, um comentário para me contar sobre esta mágica...

Até mais!

Anny(@Annyllinha)

9 comentários:

  1. Ammy,
    em geral, basta ter letras que já me seduz, risos...
    Não ligo a mínima para a capa, mas um título interessante me faz abrir para ver do que se trata. Gosto de Sherlok Holmes, foi com ele que passei a gostar de mistérios.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Jussara:
    Sabe que Sherlock Holmes, gosta de uma cozinha? (risos) Pois é...
    Então, as plavras me seduzem. Mas não leio um livro só porque comecei. Não tenho remorsos por deixar no meio ou nem começar. Vai que a prosa é ruim. Não conseguiu me pegar? Abandono total...
    Mas ler é muito muito bom.
    Obrigada pelo comentário.
    Amei o nome do seu blog.
    Bom final de semana!
    Tem Twitter?
    Abs.
    Anny

    ResponderExcluir
  3. Oi Anny, é um prazer conhecer o seu blog...
    Aliás, vou "destrinchá-lo" bem, como se faz com um bom livro!

    Este tema é muito interessante; alguns assuntos ou enredos prendem a gente mesmo, fica difícil largar o livro antes de terminar...

    Eu, que já fui uma "devoradora" de livros, hj em dia leio bem menos, pois falta tempo! Esta semana estou recuperando o atraso: estou em fisioterapia e fico quase meia hora parada numa maca levando pequenos choques (indolores, felizmente!)... Então aproveito e levo meus "pockets" que estavam na fila de leitura... Está sendo ótimo!

    O que me agrai nos livros? Especialmente os títulos (além dos autores, claro); é o que acontece, também, quando abro o painel do blogger e vou conferir as novidades dos blogs que sigo. Os títulos que mais me chamam a atenção são os que são conferidos primeiro!

    Grata por sua visita e comentário lá no blog!
    Um abraço e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Carla:Que bom vir aqui me visitar e seguir o Blog Linha. Obrigada pelo comentário.
    Boa semana.
    Um abraço.
    Anny

    ResponderExcluir
  5. Gente, ontem foi o Google e hoje é o Tweeter...
    Alguém sabe me dizer o que está acontecendo?
    Boa terça-feira!
    Um dia azul. Bem azul..
    Anny

    ResponderExcluir
  6. Anny,
    Sou destas que lê o livro que começou, mesmo não gostando dele. Posso deixá-lo parado um tempo, mas depois retorno para terminar a leitura. Talvez por força da profissão, incomoda-me quando me perguntam se li determinado livro e tenho de admitir que nao.
    beijo, menina

    ResponderExcluir
  7. Denise:
    Este é um assunto que já resolvi. Se não gosto, não leio. Não consigo.
    Dizem que livros são espelhos. Como ler, se não é o meu rosto que vejo refletido?
    Claro que esta é a minha humilde opinião.
    Obrigada pelo comentário.
    Anny :)

    ResponderExcluir
  8. Olá Anny,
    Desde criança a até hoje sempre fui uma amaixonada pela leitura.
    Dos livro de detetives, sempre gostei imensamente de Sherlok Holmes,Conan Doyle). Tenho todos os traduzidos, nas edições antigas da Melhoramentos. Eulia também muito George Simenon (do detetive Maigret) e Agatha Christie. Atualmente esse gênero não me atrai...
    Beijos e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  9. Sonia:
    Sabe que estou procurando livros de bons detetives, hoje?
    Se você souber de algum bom, mr diga. Vou adorar.
    Obrigada pelo comentário.
    Anny

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!