domingo, 27 de julho de 2008

Arte Abstrata...


Todas as vezes que penso ou quero alguma informação sobre Arte, a minha referencia é sempre Fayga Ostrower. Então procurei no lugar certo: Universo da Arte, pág. 309 terceiro parágrafo do Capítulo XV: A DEFORMAÇAO NA ARTE - CORRENTES ESTILÍSTICAS BÁSICAS: NATURALISMO, IDEALISMO, EXPRESSIONISMO, TENDÊNCIAS SURREALISTAS E FANTÁSTICAS.
"Antes de mais nada, a premissa está errada; a arte não copia a natureza. Isto seria impossível. Os próprios termos da linguagem não o permitiriam. Exemplifiquemos: Vamos supor um artista imitativo, que se proponha desenhar a folha de uma árvore. Ao delimitar a plenitude do ser da folha no universo natural á faixa de percepções, conhecimentos e emoções do artista, ele já começa abstrair."
Crédito para a foto do quadro de Kandinsky.

2 comentários:

  1. Adoro Kandinsky. Embora tenha feito este pequeno texto sobre abstração, poucas pessoas podem compreender sobre o assunto. Depois repito. É um assunto vasto. Cabe inúmeras colocações.

    ResponderExcluir
  2. Copiar simplesmente a natureza não faz muito sentido, a não ser para exibir uma técnica. Bacana é dar a sua visão da folha, no caso, como ela pode nos ajudar a compreender esse mistério todo. Kandinsky é um dos maiorais. Lembrança oportuna, esclarecer um pouco a nossa pobre inteligência. Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!

YouTube

Loading...