sábado, 18 de maio de 2013

Quando é preciso mudar o caminho...



Nem me lembro mais quando fiz minha primeira dieta. Sabe como é, mulher sempre está fazendo ou pensando em nelas. Mas estar na cozinha e saber mais sobre alimentação, este nunca foi meu assunto preferido. Ah, e não sabia nem fritar ovos. E um dia, precisei rever minhas prioridades. Aprender a olhar para outra janela. Claro que fiquei muito assustada. Passei a maior parte da minha vida envolvida com desenhos, croquis, pranchetas...
E agora? A mudança assusta. Faz tremer e ter ansiedade das bravas. Tudo porque tive que saber como cozinhar. Sabe o que é isto? Enfrentar um mundo novo. Novinho em folha. Fiquei tão sem chão que resolvi fazer um curso sobre cozinha. Aprender o básico, pelo menos. Nem o que aprendi na universidade, estava me ajudando e lá fui eu fazer vários cursos. Até descobrir que o necessário era me envolver, gostar de estar na cozinha. Descobrir os perfumes e as delícias de fazer minha própria comida. Para algumas pessoas é fácil. Tiveram vó, mãe, irmã, tias que sabiam e gostavam de estar no que hoje chamo, de "centro do poder". Uma cozinha é isto. Quem sabe cozinhar sabe como resumir, simplificar, resumir, ampliar, quando é necessário. Vai dizer que não é?
Você deve ter uma amiga ou conhecida assim. Do que tem na geladeira, ela faz uma comidinha perfeita. Fiquei animada. E mais animada ainda porque, não precisava mais usar "recursos" de coisas prontas. Fiz um curso de "Cozinha Natural" que me ajudou a ficar independente. Comida pronta, nunca mais. O que me ajudou e melhorou minha saúde. E o que foi melhor: emagreci.  Claro que levou tempo. Um tempo de aprender,  errar e acertar. A vida, não é assim? Pois é! 
Este texto foi inspirado no desejo de minha amiga Regina, de fazer uma dieta e de Gilcneia me pedindo a receita do "Sal de ervas". 
Então aqui está meninas. Esta receita, é para vocês colocarem no saleiro. Pouco sal na comida, e açúcar de menos. Zero de adoçante. Podem ter a certeza de que isto é parte do caminho. O resto, vão descobrindo sozinhas e poderosas. 
"Sal de ervas": (secas)
-01 pacote de alecrim 
-01 pacote de manjericão
-01 pacote de manjerona
-01 pacote de cheiro verde (cebolinha, salsa)
200 gramas de sal marinho

Bater as ervas no liquidificador e misturar com o sal.

Obs.: precisa ser Sal marinho.

Anny (@Annyllinha) :)

8 comentários:

  1. Que bom que fui sua inspiração... rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Regina! Valeu mesmo. Vou preparar assuntos sobre comidas que você vai gostar.
      Não sou especialista. Gosto de descobrir como fazer comidas fáceis, saborosas.
      Beijos.
      Anny(Anna,Annyllinha)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Vou preparar um sobre Comidinhas fáceis. Beijos.
      Anny

      Excluir
  3. Oi, Anny!!
    Minha mãe nunca me ensinou nada na cozinha e praticamente nos expulsava desse lugar da casa. Dizia que teriamos muito tempo no futuro para se preocupar com isso... aprendi a cozinhar depois que casei.
    Sou a favor de evitar a cocção dos alimentos e só fazê-lo quando o alimento realmente necessita. Esse processo força o nosso organismo a gastar energia para digerir o alimento, ele fica mais tempo para realizar a digestão e não ficamos com fome entre uma refeição e outra.
    Gosto bastante de falar sobre cozinha e trocar experiências. Pois é certo que a nossa vida gira em torno do alimento.
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma:
      Que bom te ver aqui. Obrigada pelo comentário. Pois é, aqui estou eu colocando um pouco que aprendi. Quer dizer, partilhando minhas experiências.
      Vamos juntos nesta.
      beijos.
      Anny.

      Excluir
  4. Oi Any!Que legal essa dica de sal marinho com ervas.Vou anotar!Gosto de cozinhar e acho legal se aprimorar ainda mais.Gostei dessa ideia do curso de culinária natural.bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne:
      Obrigada pelo comentário.
      Pois é, que bom ter gostado da receita. Vou as receitas mais fáceis que pude fazer e goste.
      Bjs.
      Anny

      Excluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!