terça-feira, 18 de março de 2008

Pimentas Dedo-de-moça...


Pimentas Dedo-de-moça, upload feito originalmente por bea.vivanco.

Uma foto para escrever sobre elas...

Crédito para a foto.
A pimenta é um condimento que adoro mas nem sempre foi assim. Sou mineira e a comida mineira não é apimentada. Aprendi a experimentar esta delícia aqui na Bahia, vendo o programa "Sem Censura" da TV Brasil. Na época Leda Nagle entrevistava Heloisa Leoni Bernardes que falava dos "alimentos funcionais, aqueles com capacidade de promover a saúde, como a soja, alho, gengibre, tomate, azeite de oliva e as pimentas verdes ou vermelhas segundo estudos recentes têm mostrado plenas condições de participar desta relação." Neste programa Heloisa ensinou fazer uma geléia de pimenta dedo-de-moça. Foi o começo. Experimentei com pão, queijo, molhos de tomate, carnes. Um exagero. Então resolvi pesquisar sobre pimentas. Gente, descobri tanta coisa boa. Ela é antioxidante como o chocolate. Na minha pesquisa encontrei muitas propriedades sobre a pimenta e inclusive um livro 'Pimenta e seus benefícios à saúde' escrito por Dr. Márcio Bontempo onde ele diz ainda que ela é anticancerígena, controla o colesterol, atua no emagrecimento, bom para o estômago e funcionamento do intestino, reduz enxaqueca e dor de cabeça, estimula o bom humor, atua contra o envelhecimento precoce, atua como afrodisíaco. Não sabia de todas estas propriedades. Claro que achei ótimo descobri-las. E com um livro para orientar , melhor ainda. Atenção: não estou sendo paga por citar o livro do Dr.Márcio Bontempo. Conheço e tenho três livros dele, quando resolvi parar de comer carne. Precisava saber como fazer a substituição. Como ele é médico naturalista, nada como um entendido no assunto para me orientar. Hoje não sou tão radical, mas já fui. Quanto ao assunto pimenta conheço muita gente que não gosta e costuma-se dizer aqui, "quem não gosta de pimenta é falso baiano". Achei graça nisto. Segundo Agda uma baiana arretada, começar a gostar de pimenta tem todo um ritual. Começar aos poucos e assim ela se torna imprescindivel e cada vez mais e sempre. E não é que é mesmo?

20 comentários:

  1. Vou continuar o assunto em outro post. Com receitas, por exemplo.
    Quero agradecer aqui a ajuda de Nilda para fazer esta pesquisa. Muito obrigada amiga!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia de receitas. Sempre fui louca por pimenta, e apesar de não ser baiana, não precisa dizer qual a comida, falou em pimenta eu começo logo a salivar...rsrs.
    Lembrei de minha Vozinha, quando eu era criança e pegava a pimenta ela logo faava: "menina! pra que tanta pimenta?... vais ficar assanhada qdo crescer!" hehehe. Essa lembrança é um presentinho que vc me deu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Como uma fruta por dia, mas curtida apenas no vinagre. O óleo potencializa o efeito "ardido", mascarando o sabor.

    :)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo comentário Kiara. Hoje de manhã fui logo comprando a dedo-de moça. Umas pessoas me falaram que ardia e outras que não. Fui fazer a prova. Na saída do supermecado o Luiz Gonzaga, um senhor muito simpático afirmou que ela era bonita mas não ardia. Em casa fiz a prova. Não arde mesmo. Será que são as sementinhas que fazem arder? Ainda não sei. Quem souber, por vavor me avise...

    ResponderExcluir
  5. Milton que bom vc por aqui. Então, se gostar de comer a pimenta na salada ou no arroz, pode lavar a pimenta dedo-de-moça e tirar as sementinhas.
    Não arde. Acabei de descobrir hoje no almoço. Pode experimentar. Muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Antes de saber das qualidades terapêuticas e nutricionais da pimenta já a consumia. Por gosto, puro gosto. Apesar de nascido no Rio, criado em São Paulo, gosto de usar um azeite macerado com dedo de moça.Em todos os alimentos. Seja qual for. E sabe da maior? Ontem fui conversar com uns amigos e adivinha o que tinha como enfeite num prato de salgadinhos? Uma dessas que você postou na linda foto. Casualidade? E das boas. Sabia do post desde ontem à noite. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Claro que pode Anny, mas não sou bom nisso. Minha esposa fez mas não se compara com aquele que como todas às 5as.

    Parabéns Anny
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Anny, pimenta, para mim, só em doses homeopáticas e muito eventualmente. Como vc diz, aos poucos posso me acostumar com o gosto. Fiquei deveras curiosa a respeito das propriedades desse condimento e já ouvi falar maravilhas dessa geléia. Publique a receita, por favor!!! Bjkª. Elza

    ResponderExcluir
  9. Adoro pimenta. O problema é que acabamos ficando imunes aos efeitos e buscando sempre sabores mais fortes. Vamos aguardar as receitas.

    ResponderExcluir
  10. Anny, recomendo o blog "Kafka na Praia" (http://kafkanapraia.blogspot.com/) que tem uma excelente e inusitada mistura de literatura e culinária, vale a visita.

    ResponderExcluir
  11. COIMBRA URBANISMO ILEGAL

    ResponderExcluir
  12. Blog Palcoopininião: Já deixei meu comentário no seu blog. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Obrigaga pela visita e pelos Comentários:
    Kiara, Milton Toshiba, Djabal, Kovacs
    Elza do Blog do Beagle,

    ResponderExcluir
  14. Foi assim quando eu comecei a fumar, cuidado! ;)
    Anny, uma Felíz Páscoa pra vc também, querida.
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela visita, comentário e deejo de Feliz Pascoa.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Aninha,não a ajudei em nada... só te fiz companhia...
    Muito bom o post...muitas pessoas veem a pimenta como uma vilã...que faz muito mal para a saude e isto está sendo desmistificado...parabéns!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pelo comentário e ajuda Nilda. Ajudou sim e muito. Pois não é que tem mais novidades para ser contada. Isto mesmo. A rspeito das sementinhas...
    Bjos.

    ResponderExcluir
  18. Eu também adoro pimenta.
    Lá na nossa chácara tenho dois pés bem carregados.Faço molho,coloco em azeite e distribuo boa parte para minhas amigas e as pimentas não acabam..rss...
    Quando eu era pequena,chupava o dedo e minha mãe às vzs punha pimenta no meu dedo prá eu deixar o vicio...rsss...vc sabe que eu adorava,aí que eu chupava mesmo...kkk...
    Abços

    ResponderExcluir
  19. Sonia, obrigada pelo comentário.Valeu!

    ResponderExcluir
  20. Faço deliciosos molhos a base de pimentas...visitem!!!!

    http://mrpeppersartori.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!