O assunto ainda é geléia. Crédito para a foto. Ela mostra uma infinidade de geléias e um assunto que ainda não acabou. Claro que a minha experiência na cozinha é pouca e não quero dicutir o assunto. Só colocar aqui o que aconteceu comigo. Muito bem, vamos ao assunto. Sempre ouvia dizer para usar luvas ao mexer com pimentas. Ponto final. Só que ao falar em dedo-de-moça, TODAS as pessoas que conheciam a danada afirmavam "Muito fraquinha". Acreditei piamente. Jesus! Fico com agonia só de contar. É verdade. Fui tirar as sementinhas para fazer um molho. Tirei todas e só faltei morrer de queimadura de pimenta. Não sabia o que fazer, morrendo de dor, liguei para Bernadete. Uma amiga de caminhada que entende de tudo um pouquinho e sempre me salva nos apertos de serviços de casa. Liguei"Bernadete, socorro!" Fui logo exagerando. Não, não era exagero. Era verdade mesmo. Os dedos queimavam sem dó nem piedade. Sei que me mandou colocar os dedos no leite. Não deu certo. Liguei de novo. "Não deu certo, faço o quê?" E a amiga aflita:"Àgua gelada." Desiti e chamei meu filho que é médico. "Não posso sair agora, liga para a farmácia e peça Paraqueimol." Ainda quis retrucar com um mas. E ele foi logo respondendo "Minha mãe isto é queimadura de pimenta e o tratamento é mesmo que se faz com fogo." Pedi o remédio e fiquei rezando para chegar depressa. Toma-lhe reza. O tamanho da demora era a da minha dor. Quando chegou, mais uma agoniazinha para abrir o remédio e o alívio quase que imediato. Portanto queridos leitores, se forem mexer com cozinha e pimenta compre um salvador primeiro. Quer dizer uma pomada primeiro ou então use luvas, como expliquei antes. E ainda quer mais? Pois tem. Semana passada, fui fazer geléia. Até aí nada demais. Você corta as pimentas na tábua de carne e coloca no liquidificador. Ou então coloca inteira (sem o cabinho verde). Mas resolvi experimentar cortar na comida, com a sementinha... Tive que descartar a comida e dar um jeito para diminuir o ardor, bebendo água. Pronto. Não é demais?
Pimenta parece poesia. Cada um de nós tem uma capacidade de resistência. Dependendo da pessoa, a pimenta queima mais do que se atura. Outras nem sentem. Bjs.
ResponderExcluirAdorei conhecer o seu blog, vim através do Varal, e favoritei...
ResponderExcluirbjs.
JU Gioli
Nao sei se eu enquanto lia ficava com peninha de vc ou se ria só de imaginar a situacao. Nao me fale, já passei algo parecido.
ResponderExcluirVc conhece as bolinhas de pimenta feitas com sopa de cebola da knorr ou da maggi? Senao te envio a receita. Sao fantásticas!
Pega o selinho da blogagem lá na Saia. Me ajuda a divulgar.
Boa semana
Gosto e curto muito o seu blog.
ResponderExcluirQue loucura, pimenta queima mesmo!
Hoje cedo fiz a geléia COM LUVAS É CLAROOOOOOOOO, deixei apenas 2 inteiras, as outras todas tirei a semente e mesmo assim achei super forte.
É assim mesmo?!
Aguardo retorno e cuide das mãos!
Um beijo
Coitada, espero que esteja melhor.
ResponderExcluirMas presta atençao, alho também faz isso, então não descasque muitos alho sem luvas, viu?
Beijocas
Eu acredito no poder da pimenta. Já ouviu falar em gás pimenta? Então, eu somente com o cheiro me incha os lábios! Boa semana! Beijus
ResponderExcluirMinha mãe adora geléia!!!Se ela visse essa foto,comeria a tela do computador!!!Beijos!
ResponderExcluirMas Bah!(rs)
ResponderExcluirNossa, fiquei impressionada, não sou marinheira tão de primeira viagem assim, mas não uso muito pimentas, então tua dica é de total utilidade, inclusive vou espalhar por aqui...
Muito obrigada e grande abraço, da Mari
Obrigada pela visita e comentário, Djabal. Como diz Agdah(uma baiana) o relacionamento com a pimenta, começa devagar. Quer dizer, aos poucos e depois queremos sempre mais e mais.Confesso que isto aconteceu comigo.Rs!
ResponderExcluirBjs
Obrigada pela visita e pelo comentário Ju Gioli. Apareça para termos uma conversinha.
ResponderExcluirBjs
Georgia, obrigada pela visita e pelo comentário. Pois é, menina passei muita dor. Alguém me perguntou o porque das luvas e respondi que ía fazer um post sobre o asssunto. E então não tenho a receita das bolinhas de pimenta. Se quiser me mandar, vou ficar agradecida.
ResponderExcluirBjos.
Querido Anônimo, vou responder por aqui. Bem, não é pra tirar as sementes. Elas fazem bem à saúde. Pois a Dra Jocelem Salgado falou sobre isto no Jornal Hoje da Globo.
ResponderExcluirAinda não tem este assunto no site dela. Assim que tiver, publico aqui.
Bjos
Obrigada pela visita e comentário, Cristiane Fetter. Pois é. Enão é que já me queimei com alho também? Dureza, né?
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo comentário Luzdeluma. Leio sempre que algumas pessoas têm alergia a pimenta. Já sofri com vários tipos de alergia. Agora não mais. Consegui me livrar delas mudando a dieta.
ResponderExcluirBjs
Obrigada pela visita e pelo comentário, Luciana. Melhor fazer uma geléia para sua mãe. Ela vai adorar o presente.
ResponderExcluirBjos
Obrigada pela visita e pelo comentário, Mari. Pois é. Pimenta arde mesmo. Eu que o diga.
ResponderExcluirBjos.
kakakakaka desculpe-me, mas não dá para não rir kakakakakakak Até eu que sou boba sei que pimenta queima! Eu não uso nem pimenta do reino na comida porque arde minha boca! Aceito 2 gotinhas de tabasco numa moqueca de peixe e olhe lá!!!!!!!!!!!!! Estimo suas melhoras, minha cara. Bjkª. Elza
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelas risadas.
ResponderExcluirDizem que as risadas aumentam 8 anos em nossa expectativa de vida, Elsa.
Valeu!
Beijos
Obrigada pela visita e comentário, Elza. Que bom que te fiz rir.
ResponderExcluirBeijos
Anny, posso imaginar... já me aconteceu ter que colocar máscara para cortar certas pimentas, pois comecei a tossir sem parar com o sumo forte!
ResponderExcluirUm abraço para você!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMenina, se eu soubesse que vc ia manusear as pimentas, assim desse jeito, teria advertido antes.
ResponderExcluirGeralmente o pessoal segura no cabinho, corta ao comprido e raspa as sementes com a ponta da faca. Eu me lembro que foi uma das primeiras lições que aprendi quando criança, em pimenta não se pega. Até quando catamos no pé, é com um saquinho nas mãos.
Eu tenho que confessar que "...como pimenta nos olhos dos outros é refresco..." (ditado popular), achei um pouquinho engraçado que vc já está mantendo relacionamento íntimo com elas... Mas não dei risada não.
Oi!!Pode indicar meu blog sim,ficarei muito feliz com isso!!!
ResponderExcluirUm grande abraço e volte sempre!!!
Sonia:
ResponderExcluirObrigada pela visita e comentário. Adorei seu blog e vou indicar na quinta-feira, ok?
Beijos
Agdah:
ResponderExcluirObrigada pela visita,comentário e link. E vc diz que não riu do post?
Ai,ai. Todo mundo dá risada.KKKKKK!
Já passou ufa! Valeu pela experiência. Beijos.
Obrigada pela visita, Luciana. Aguarde...
ResponderExcluirBjos
Oi Anny, muito obrigada pelos elogios e pela indicação do meu blog!
ResponderExcluirEu não vou fechar o Leaves of Grass, que tenho já vai fazer 3 anos... e sim fechei outro blog chamado Only Photos. Eu não estou com muito tempo para manter dois blogs, pois estou com outros projetos. A gente precisa ter tempo para visitar os blogs amigos e com dois blogs, fica complicado.
Vou voltar sempre aqui e vou colocar você nos meus links.
Beijos!
adoro!
ResponderExcluirgostosura mesmo. e as caseiras então...
água na boca
bjoka
>.<
Sarou o queimado ? Melhoras para vc. Bjkª. Elza
ResponderExcluirEu já fiz experiências com pimenta dedo-de-moça uma vez, mas não me lembro de nada disso. Acho que não era que eu colocava a mão na massa. :) Mas uma vez fiquei com os dedos queimados de tanto descascar alho. :D
ResponderExcluirParaqueimol. Não esqueço mais.
Beijo
A foto me deu " água na boca".Gosto muito de geléia.
ResponderExcluirSeu blog, cada vez mais interessante.
Ed
Obrigada pela visita e comentários:
ResponderExcluirPalpi, Mundoafora e Ed.
Beijos
Hoje estou passando por isso, meus dedos e as minhas mãos estão todas ardidas, uma dor quase que insuportável, fiz a minha mãe comprara a pomada indicada pelo seu filho minha qierida agora estou esperando o alívio. Não aguento mais. Beijos de Jamile
ResponderExcluirJamile:
ResponderExcluirObrigada pelo comentário.
Apareça.
Será sempre bem vinda.
Beijos.
Anny.