sexta-feira, 11 de julho de 2008

Como fazer feijão carioca...

Hoje vou dar uma receita de feijão porque pesquisei em alguns blogs sobre o assunto e percebi que a quantidade feita é muito grande. Com 500 gramas por exemplo. A maioria das pessoas prefere fazer uma porção maior e guardar no congelador. Mas é claro que é muito melhor comer o feijão do dia, então esta quantidade que testei é perfeita para 3 pessoas. Testada e aprovada. Uma outra observação é que o feijão provoca muitos gases. Fui então pressionada pelos meus filhos para descobrir uma receita, onde esta "contra-indicação" do feijão fosse amenizada ou melhor, diminuída que e é a mesma coisa. Testei as mais diversas receitas. Até que vi numa entrevista o educador DeRose afirmar que deviamos escolher o que colocar na comida. O alho ou o sal. Segundo as suas informações, os dois temperos juntos, aumentava a formação de gases. Como não sabia mais o que fazer, resolvi experimentar, só usar alho, sal e azeite que deu certo. Nunca mais houve reclamação. Gente, claro que uso cebola, mas não uso muito. Às vezes coloco no arroz ou feijão. Deixo cozinhar inteira e depois retiro. Só para dar sabor. Bem, o assunto de hoje é feijão carioca. A quantidade é pequena, para não ficar requentando inúmeras vezes.

1. Medir 01 xícara(200g) de feijão carioca. Escolher e lavar bem. Deixar de molho de um dia para o outro.
Obs.: Se você esqueceu de colocar de molho, siga as primeiras instruções e deixe ferver uns i0 minutos e ficar de molho 01 hora ou mais. Retirar a água e colocar para ferver 01 liro de água. Quando estiver fervendo, colocar o feijão para cozinhar.
Comecei a fazer o feijão às 10:30 e 12:00 o feijão estava pronto para ser saboreado.

2. Deixar o feijão cozinhar em fogo normal em 01 litro de água, se estiver com pressa coloque na boca maior e fique de olho para não queimar.

3. Quando a água secar um pouco, acrescentar:
.01 colher de chá bem cheia da mistura feita em casa(alho,sal e azeite) ou o seu tempero.
.01 tomate bem maduro, sem pele e sem semente.
.1/2 colher de chá de páprica doce.
.1/2 colher de chá tempero pronto Tropicana
.1/2 colher de chá de açafrão
.1/2 colher de chá de curry.
.1 colher de chá bem cheia de molho de pimenta-dedo-de moça (vou dar a receita)
Misture sempre. Pode cozinhar com a panela semi-tampada, mas não esquecer de olhar sempre, para não queimar.
Atenção: Para as pessoas que adoram a comida baiana, o tempero pronto Tropicana é perfeito. Ele é composto de: pimenta do reino, cominho, coentro seco, urucum, nóz- moscada. Se alguém quiser fazer o seu, esteja à vontade.
Bom fim de semana para todos e qualquer dúvida, perguntem que respondo...

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É que as quantidades são flexíveis. Vc pode fazer a conserva com a quantidade de beringela (e outras adições) que desejar. A única coisa a observar é que a proporção de água e vinagre (para fervura) seja de 1:3. Digamos que use apenas uma beringela e que para aferventá-las, 1 xícara de água seja suficiente. Nesse caso, deverá adicionar três xícaras de vinagre à água. Pode salgar mais ou menos, conforme seu gosto.

    Quanto ao alho, acredita-se que em virtude da natureza sulfurosa do dele, há perigo de desenvolvimento da toxina botulínica quando é acondicionado cru em meio oleoso e temperatura ambiente. O seguro morreu de velho e eu prefiro não arriscar.

    ResponderExcluir
  3. Olá Agdah:
    Obrigada pela visita e pelo comentário.
    Bjos e Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha visto essa receita, com curry e açafrão.

    Aqui em casa, por praticidade, o feijão vai para a pressão.

    Vou pedir para fazer, aqui em casa:)

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Milton:
    Acho que vc vai gostar desse feijão. Sou sudpeita para falar, mas meus filhos, as namoradas deles e as passoas que já provaram, acham uma delícia...
    Obrigada pelo comentário.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Adorei Anny... tava com saudades de tua 'casa'. Vou fazer esta receita. A pessoa que cozinha aqui em casa - não sei se é só aqui no Rio - refoga o feijão, fritando o alho. Acho gostoso mas muito comum. Então eu vou fazer esta tua receita, inda mais agora que sei que és mineira. Eu AMO a cozinha mineira.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  7. Anny, procurando uma receita de feijão através do Google, olha onde vim parar. :)
    Gostei da receita.
    Beijo,
    Palpi

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!