segunda-feira, 7 de julho de 2008

Feijão...


Feijao, upload feito originalmente por Fada Gabi.

Adoro feijão. Faço quase todos os dias porque é minha paixão.

Coloquei o feijão de molho ontem para fazer hoje. Então comecei o dia indo fazer Pilates. Na volta passei no supermercado para pagar umas contas e comprar verduras. Quando passei perto da prateleira onde estavam os feijões, reparei uma senhora escolhendo um outro feijão que não era o "Kicaldo". Perguntei a ela qual feijão era melhor. Disse com toda sabedoria de uma cozinheira que sabe o que diz: "Não compro mais este feijão. Uns grãos cozinham e outros não." Ahá, então eu estava certa. Feijão caro e duro. Não cozinha direito. Fiquei curiosa para saber o porque da diferença de preço. Comprei o indicado:"Imperial" fácil de cozinhar e fica uma delícia. Lá fui eu experimentar. Cheguei em casa e fui logo medindo o feijão. Reparei que estava meio sujo, eu teria que "catar" pedaços de terra, grão de milho, feijões partidos etc. Meu Deus! Então é isto? Fiquei com muito medo de não cozinhar também. Já pensou? Meninas, cozinhou rápido e ficou uma delícia. Fiquei pensando então no motivo da diferença de preço. Sabem qual é? O preço é maior porque você não precisa catar e pelo que vi, nem comer. Rsrsrs! Sim senhora! E agora, o que fazer com o feijão que tinha deixado de molho? Lembrei que a minha vizinha me disse que é bom comer feijão brotado. Qualquer feijão. Então lá se foi o feijão carioquinha ser colocado para brotar. E o outro que só precisa ser escolhido antes de cozinhar, mas é carioca também e ficou bom demais feito pela mineira aqui, uai!
Crédito para a foto da Fada Gabi.

18 comentários:

  1. Minha mãe sempre diz que não confia nada nesse "não precisa catar" pois vira e mexe aparece uma pedrinha, um grão quebrado ou ruim. Na dúvida, catamos sempre.

    ResponderExcluir
  2. Anny adoro feijão carioca, principalmente se tiver bacon paio e carne seca.
    mas evito gorduras e para o dia a dia vamos com tempero caprichado e folhas de louro.
    Falar nisso , daqui a pouco vou provar o tempero, tomo uma xícara antes do jantar para acalmar a fome.
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah, amo feijão, que delicia. Mas com os meninos de ferias e meu marido almoçando fora, nada de fazer feijão, né? Vou ficar na vontade!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro comprar feijão na feira. O vendedor me explica qual dá caldo grosso e claro como eu gosto. Quando quero variar, peço para ele o que dê caldo grosso e escuro e por aí afora. Que história é essa de comer feijão brotado? Cozinha-se, normalmente? Bjkª. Elza

    ResponderExcluir
  5. Feijão, caldo de feijão. É a cara do brasileiro. Nada deixa mais saudades que a falta dele. No exterior, principalmente, em outro hemisfério, a ausência é quase total. Deixa a gente com uma vontade incrível de voltar. Alguns voltam pra comer e retornam rapidinho, com medo das balas perdidas que vêm junto. Outros ficam para nunca mais sair. E ficam espertos. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Agdah! Obrigada pela visita e comentário. Pois é. A peculiaridade do feijão Kicaldo é esta. Vc paga mais caro pelo serviço. E catam mesmo. Fica sem sujo nenhum. Só que andaram estocando feijão e ele ficou velho. Na minha opinião, misturaram feijão novo com velho porque uns grãos cozinham e outroa não. Rsultado, o feijão que era ótimo, ficou uma porcaria.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá Milton! Obrigada pela visita e comentário. Adoro feijão e arrumei um jeito de fazer com que ele fique saudável e assim posso até comer de noite.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá Sam: Obrigada pela visita e coentário. Pois adoro feijão e mesmo estando só, temporariariamente faço o feijão só pra mim...
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá Elza, obrigada pela visita e comentário. Nunca colocou feijão pra brotar? Muito fácil. Coloca uma mão de feijão de molho de um dia para o outro. No dia seguinte escorra a água e coloque num vidro tansparente com a boca fechada com uma gase e um elástico para segurar. Assim, quando for lavar é só jogar água para lavar o fijão e deixar escorrer no escorredor de prato. Lavar 2 vezes poe dia. De manhã e à noite. Você pode fazer uma salada ou temperar com alho e sal. Fica muito bom e saudável. Bjos
    Pra saber mais acesse blog de comida Natural.

    ResponderExcluir
  10. Olá Djabal, feijão é uma comida deliciosa. Custei a aprender a fazer direito...
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Eu amooooo feijão, arroz com feijão desde que seja feito na hora. Esse seu clarinho, caldo grosso do jeito que eu gosto. Sabe que comprei o feijão Broto Legal e amei né, é meio carinho,mas realmente, não precisa escolher. A gente dá uma olhadinha, pra desencargo,vai que tem pedrinha,mas até hoje me surpreendeu.Vale mesmo o que se paga.Bjss

    ResponderExcluir
  12. Olá Carmencita, obrigada pela visita e comentário. Pois é, o feijão brotado é bom para a saúde.
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi Anny, tudo bom?
    Grata pela visita.
    Te respondendo se é possível fazer o lagarto sem ser na pressão, claro que sim, segundo dizem tudo que cozemos sem pressão ficam mais saborosos, eu nunca fiz sem pressão porque é uma carne dura, vai demorar mais cozendo, mas com certeza ficará melhor, desculpe-me não te dizer o tempo, pois só faço na pressão.Bjss

    ResponderExcluir
  14. Também adoro feijão. E esse da foto despertou um apetite que não poderia ser fomentado no meio da madrugada, he he!

    ResponderExcluir
  15. Anny, faço feijão quase todo dia, mas nunca coloco de molho. Porque colocar?
    Minha mãe não compra feijão embalado - ela também é mineira - quando vai comprar, morde pra ver se está macio. Ela diz que feijão bom tem que ser novo, ao contrário do arroz, que chega a estocar.
    Eu adoro um feijão tropeiro!
    Beijus

    ResponderExcluir
  16. Olá Carmencita:
    Obrigada pela resposta. Acho que vou experimentar fazer o lagarto sem ser na panela de pressão. Tenho pavor dessa panela. Depois conto se deu certo.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  17. Olá Inagaki! Qque bom ver vc por aqui. Vejo que a maioria das pessoas adoram feijão. Custei a descobrir uma forma de fazer o feijão de uma forma que não provocasse tanto gaz. Depois disso, passei a comer feijão todos os dias, sem problemas. Rs!
    Obrigada pela visita e comentário. Valeu!

    ResponderExcluir
  18. Oi Luma:
    Todos nós temos alguma forma de fazer alimentos que ou foram herdadas ou aprendemos em alguma escola ou programa de televisão. Na verdade, acho que este assunto: feijão, está merecendo um post. Vou colocar o que sei, ou melhor o que aprendi. Vou pesquisar e vamos ver o que pode sair de bom para minha querida comentarista. Aguarde, ok?
    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!