domingo, 30 de março de 2008

Geléia, uma gostosura...


Cebolas, geléias, gostosuras..., upload feito originalmente por ckominich.



O assunto ainda é geléia. Crédito para a foto. Ela mostra uma infinidade de geléias e um assunto que ainda não acabou. Claro que a minha experiência na cozinha é pouca e não quero dicutir o assunto. Só colocar aqui o que aconteceu comigo. Muito bem, vamos ao assunto. Sempre ouvia dizer para usar luvas ao mexer com pimentas. Ponto final. Só que ao falar em dedo-de-moça, TODAS as pessoas que conheciam a danada afirmavam "Muito fraquinha". Acreditei piamente. Jesus! Fico com agonia só de contar. É verdade. Fui tirar as sementinhas para fazer um molho. Tirei todas e só faltei morrer de queimadura de pimenta. Não sabia o que fazer, morrendo de dor, liguei para Bernadete. Uma amiga de caminhada que entende de tudo um pouquinho e sempre me salva nos apertos de serviços de casa. Liguei"Bernadete, socorro!" Fui logo exagerando. Não, não era exagero. Era verdade mesmo. Os dedos queimavam sem dó nem piedade. Sei que me mandou colocar os dedos no leite. Não deu certo. Liguei de novo. "Não deu certo, faço o quê?" E a amiga aflita:"Àgua gelada." Desiti e chamei meu filho que é médico. "Não posso sair agora, liga para a farmácia e peça Paraqueimol." Ainda quis retrucar com um mas. E ele foi logo respondendo "Minha mãe isto é queimadura de pimenta e o tratamento é mesmo que se faz com fogo." Pedi o remédio e fiquei rezando para chegar depressa. Toma-lhe reza. O tamanho da demora era a da minha dor. Quando chegou, mais uma agoniazinha para abrir o remédio e o alívio quase que imediato. Portanto queridos leitores, se forem mexer com cozinha e pimenta compre um salvador primeiro. Quer dizer uma pomada primeiro ou então use luvas, como expliquei antes. E ainda quer mais? Pois tem. Semana passada, fui fazer geléia. Até aí nada demais. Você corta as pimentas na tábua de carne e coloca no liquidificador. Ou então coloca inteira (sem o cabinho verde). Mas resolvi experimentar cortar na comida, com a sementinha... Tive que descartar a comida e dar um jeito para diminuir o ardor, bebendo água. Pronto. Não é demais?

quinta-feira, 27 de março de 2008

Café das cinco...


Crédito para esta foto lindissima que Cristina Sampaio colocou no seu blog. Repito aqui para fazer uma homenagem a esta pessoa especial. Fez um post de despedida. Assim como quem vai à padaria comprar pão. Então, aproveita toma um Cafezinho das Cinco com a Sonia e "senta que lá vem caso". Pois não é que fiz um Bolo de Chocolate com Pimenta e nem um pingo de pimenta? Consegui. Claro que alguma coisa fiz de errado. Vou colocar a receita e por favor comentem dizendo onde foi que a "aprendiz de cozinheira errou". Fiquei chocada quando provei o bolo que estava lindo, fofinho e ...vocês já sabem. Não é uma droga? Para compensar fui fazer Pilates e na volta, passei no supermercado (aquele onde Deo faz o seu show e as meninas adoram). Comprei os ingredientes e fiz a coisa mais linda do mundo. Uma Geléia de Pimenta com Pimenta dedo-de-moça. Ficou maravilhosa. Não tem fotos então imaginem aquele vermelho da pimenta, transformado em geléia. Tudo de bom. E colocada no bolo de chocolate? Ai,ai. Perfeito para sentar e prosear. Como estou aqui fazendo com vocês. E foi assim que descobri a Deia do Mundoafora e a Paola, com um assunto para os meninos que passeiam por aqui em "Fazer a Barba". Vocês vão gostar. Aproveito também para dar parabéns ao meu irmão Zé, carinhosamente apelidado Zé Colméia. Tudo de bom para você neste dia especial. Bom, o assunto de hoje termina aqui. Espero que gostem dos blogs indicados, tanto quanto gostei. E agora vou colocar a receita do Bolo de Chocolate com Pimenta que fiz ontem:

BOLO DE CHOCOLATE COM PIMENTA(?)
.02 xícaras de farinha de trigo
.01 c(chá) de fermento em pó
.02 c(chá) debicarbonato
.1/2 xícara de chocolate em pó
.01 xícara de leite
.02 pimentas dedo-de-moça sem sementes picadas
.1/2 xícara de manteiga ou óleo de canola
.04 ovos pequenos ou 03 grandes
.02 xícaras de açúcar
Modo de Fazer:
- Peneirar a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato e o chocolate.
- Ferver o leite com a pimenta e depois coar(?)
- Bater no liquidificador os ovos, o leite , 10 gotas de baunilha, o leite e o açúcar durante um minuto. Colocar em uma vasilha grande e acrescentar os ingredientes secos(farinha de trigo, fermento, bicarbonato e chocolate)
- Passar manteiga e farinha de trigo numa forma retangular de 22cm de largura por 30cm de comprimento.
- Colocar a massa na assadeira ou forma e levar ao forno médio por 40 minutos.
- Deixar esfriar de 10 a 15 minutos e depois cortar em quadradinhos e servir com geléia de pimenta.

Um bom final de semana para todos e até a próxima quinta feira, com mais receitas e mais indicações...

quarta-feira, 26 de março de 2008

Uma história...


Adoro fotos. Elas sempre me ispiram sempre conseguem passar a mensagem que não foi escrita. Então crédito para a foto e para mim que estou inventando um texto.Rsss!
O que é? Nunca riu de si mesmo? Pois dou gargalhadas quando uma coisa não dá certo. Agora, sou capaz de derramar rios de lágrimas quando vejo um filme triste ou vejo meu filho chorar e me sinto impotente para sarar sua dor. Todos nós temos um jeito de ser, de estar no mundo. Mostramos isto no vestir, no arrumar nossa casa, nas nossas bolsas, sapatos. Cada um tem o seu. O meu é muito atrapalhado, mas me sinto bem com ele. Finalmente. Cansei de ser diferente de mim. De mostrar o que não sou. De ter uma história escondida. Um esqueleto no armário. Gente, até que enfim pude usar esta expressão ou melhor esta frase. E hoje bem no meu estilo escrevo este post que tem 28 dias e uma missão a ser cumprida. Convidar você que têm mais de 25 anos a mostrar que tem seu estilo. Sabe que tem dia para ganhar dinheiro, trabalhar, estudar, descansar e por que não? Contar sua história, seu dia-a-dia. Não tem história para contar? Pode inventar. Coloque o seu lado B para funcionar e arquitetar um dramalhão. Daqueles que ninguém acredita. Nem você, mas que todo mundo vê, só para ver o final feliz. Então tá. Esta missão que também é mostrar seu estilo, acaba amanhã. Mas não se desespere, não arranque os cabelos. Quinta-feira tem mais. Aguarde... mesmo que a foto nada tenha a ver com a história é bonita.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Geléia de Pimenta...


3 Maçãs, upload feito originalmente por Olympus.

A geléia de pimenta de dedo-de-moça tem como um dos ingredientes a maçã. Então crédito para a foto que está muito linda.

Para início de conversa a história da receita começou no post anterior e vai terminar aqui.
Fiz a receita pela metade. A geléia era só para mim. E nem sabia se ía dar certo. Ficou ótima fiz umas duas vezes e vou repetir. Muito bem. Vamos ao que interessa, a receita:

Ingredientes:
500 ml de água
100g de pimenta dedo-de-moça(lavadas e sem cabinho)
03 maçãs (médias ou grandes) fatiadas com casca e com semente
021/2 xícaras de açúcar cristal ou mascavo ou orgânico
100ml de suco de limão
Modo de fazer:
-Bater no liquidificador com metade da água(250ml)o açúcar,a maçã, as pimentas e limão.
-Colocar para ferver numa panela de ferro(se tiver uma)
-Retirar a espuma que for aparecendo com a fervura que deve ser em fogo baixo
-Quando diminuir a espuma colocar cravos da india. Coloquei 06. Pode colocar mais se quiser.
-Ferver até dar o ponto de geléia mais líquida.
-Colocar em potes esterilizados ainda quente
-Observação:Se quiser a geléia menos picante, retire as sementinhas usando luvas.
******
Espero que façam bom proveito da geléia. A receita é perfeita para quem quer 02 potes. Um para você e outro para sua melhor amiga. Pode usar onde desejar. Em bolos, queijos,passar no pão, no molho de macarrão, no bolo de chocolate. Pode inventar à vontade. As variações ficam por sua conta e risco. Por exemplo, colocar menos açúcar, substituir por adoçante etc e etc.
Bom hoje é dia de indicar blogs. Espero que gostem das indicações de hoje. Para quem gosta de ler Kovacs é uma boa opção. Um blog que gostei muito de visitar foi o Saúde Plena que tem bastante assunto sobre pimenta. A indicação seguinte é de minha amiga Kiara que adora pimenta. O Milton também gosta e de fotografar também.Faz o caminho para casa com fotos. E para fechar a indicação desta semana um blog que todo mundo que gosta de cozinhar, quer ter por perto é blog da Agdah.Onde aprendo todos os dias a gostar mais ainda de pimenta porque éla é baiana de Salvador, meu rei e boto fé...

terça-feira, 18 de março de 2008

Pimentas Dedo-de-moça...


Pimentas Dedo-de-moça, upload feito originalmente por bea.vivanco.

Uma foto para escrever sobre elas...

Crédito para a foto.
A pimenta é um condimento que adoro mas nem sempre foi assim. Sou mineira e a comida mineira não é apimentada. Aprendi a experimentar esta delícia aqui na Bahia, vendo o programa "Sem Censura" da TV Brasil. Na época Leda Nagle entrevistava Heloisa Leoni Bernardes que falava dos "alimentos funcionais, aqueles com capacidade de promover a saúde, como a soja, alho, gengibre, tomate, azeite de oliva e as pimentas verdes ou vermelhas segundo estudos recentes têm mostrado plenas condições de participar desta relação." Neste programa Heloisa ensinou fazer uma geléia de pimenta dedo-de-moça. Foi o começo. Experimentei com pão, queijo, molhos de tomate, carnes. Um exagero. Então resolvi pesquisar sobre pimentas. Gente, descobri tanta coisa boa. Ela é antioxidante como o chocolate. Na minha pesquisa encontrei muitas propriedades sobre a pimenta e inclusive um livro 'Pimenta e seus benefícios à saúde' escrito por Dr. Márcio Bontempo onde ele diz ainda que ela é anticancerígena, controla o colesterol, atua no emagrecimento, bom para o estômago e funcionamento do intestino, reduz enxaqueca e dor de cabeça, estimula o bom humor, atua contra o envelhecimento precoce, atua como afrodisíaco. Não sabia de todas estas propriedades. Claro que achei ótimo descobri-las. E com um livro para orientar , melhor ainda. Atenção: não estou sendo paga por citar o livro do Dr.Márcio Bontempo. Conheço e tenho três livros dele, quando resolvi parar de comer carne. Precisava saber como fazer a substituição. Como ele é médico naturalista, nada como um entendido no assunto para me orientar. Hoje não sou tão radical, mas já fui. Quanto ao assunto pimenta conheço muita gente que não gosta e costuma-se dizer aqui, "quem não gosta de pimenta é falso baiano". Achei graça nisto. Segundo Agda uma baiana arretada, começar a gostar de pimenta tem todo um ritual. Começar aos poucos e assim ela se torna imprescindivel e cada vez mais e sempre. E não é que é mesmo?

segunda-feira, 17 de março de 2008

Sabão Ecológico...


O blog Ladybug é um lugar onde gosto de estar sempre visitando e agora com o Ecoblogs tem sempre novidades com relação ao meio ambiente. Sabe aquele óleo que você está juntando na garrafa pet e não sabe o que fazer com ele? Foi lá que descobri. Vou deixar a "receitinha" aqui. Para aquelas pessoas que não gostam de usar link, ou têm o tempo escasso para internet.Bla, bla, bla...Vão poder ler aqui. Assim vai aqui parte da minha
promessa que é espalhar a receita blogosfera afora. Acho que vou mesmo é decorar a receita. Assim posso passar para aquelas amigas que não querem saber de navegar por aqui. Bom este é um dos motivos de deste post hoje. O outro é fazer um link para o blog da Cristiane Fetter, que tem um recado da maior importância. Por favor, passem por lá e descubram o que é. Bem agora vamos ao prometido? Vocês vão adorar. É muito fácil e é tudo de bom para ajudar a natureza.
A Receitinha:
1- Peneire ou coe o óleo para retirar as impurezas;
2- Aquecer sem deixar ferver;
3- Use luvas e adicione soda cáustica (350ml para cada litro de óleo);
4- Para dar perfume ao sabão, adicionar 1ml de romatizante ou amaciante;
5- Mexa lentamente durante 20 minutos;
6- Deixe descansar por um dia se for cortar em barras;
7- Após uma semana o sabão está pronto para ser usado.

O que aconselho mesmo é visitar o Ecoblog. Onde podemos aprender sobre as sacolas plásticas. Aquelas que passaram ontem no Fantástico. O blog é muito bom e tem
outras pessoas, além da Lúcia que escrevem por lá também. Sabem como é? Estes são assuntos atuais e que todos temos intenções de ficarmos esclarecidos sobre o asunto não é mesmo?

quinta-feira, 13 de março de 2008

Onde encontrar um sino...


Hanging Bells, upload feito originalmente por gujje_naveen.

Uma foto perfeita para:

"Dónde encontrar una campana
que suene adentro de tus sueños?" Pablo Neruda.
Livro das Perguntas

Aí esta um livro que sempre me fascinou. E hoje visitei um blog que me fazia perguntas. O blog desmemorium da Isabella. Sabe aqueles blogs que você quer voltar porque acha que não leu tudo ou não compreendeu o suficiente? Ela escreve também no Obvius. Maravilha. Um outro blog que foi uma grande descoberta foi o Camomilla da Eliane. No post de hoje ela discorre sobre o sono. E nos outros posts tem muito mais para descobrir. Sempre penso que o humor salva o ser humano e foi isto que adorei encontrar no blog Humorácido da Ethel Scliar. Só indo lá para descobrir você mesmo. Agora gostei de ver e ler um post do Diego no "Para ler sem olhar" onde mostra a foto de uma cerejeira e conta algumas curiosidades sobre elas. Ele escreve muito bem. Dá gosto passear por suas palavras. E para terminar minhas indicações por hoje, vocês vão adorar conhecer A Janela Laranja de Márcio. Fotos lindíssimas e dicas que ele dá de como fotografar o por do sol. O que está esperando? Siga o link de todas as dicas. Uma alegria para o final de semana. Espero que apreciem tanto quanto apreciei. Um bom final de semana a todos da blogosfera...

domingo, 9 de março de 2008

POESÍA OXIGENADA...


POESÍA OXIGENADA, upload feito originalmente por lemper.

Foto perfeita e créditos da foto a lemper. Impossível parar de olhar. Tudo que preciso neste instante. Uma poesia oxigenada...



Todos nós temos uma escala de valores que nos orienta. Uma escala interna que foi construída com o passar do tempo com a ajuda de nossos pais e de pessoas interessadas no nosso bem estar no mundo. Ou não. Então pode ser que nossa escala de valores esteja defasada. Como adulto podemos então alterá-la com a função de nos tornarmos seres humanos melhores. Nem sempre temos informações suficientes por exemplo para agir de forma adequada a determinados assuntos. A solução é reunir estas informações para que isto aconteça. Então ser humilde em admitir não saber e providenciar para que isto aconteça é uma atitude considerada inteligente. O começo de uma vida em paz consigo mesmo e com o outro. "O homem é uma parte da natureza, não algo que contraste com ela. Seus pensamentos e movimentos corporais seguem as mesmas leis que descrevem os deslocamentos de estrelas e átomos. O mundo físico é grande comparado ao homem - maior do que se pensava à época de Dante, mas não tão grande quanto parecia cem anos atrás. Em todos os sentidos, tanto no micro como no macrocosmo, a ciência parece estar atingindo limites. Acredita-se que o universo possua dimensão espacial finita e que a luz possa percorrê-lo em algumas centenas de milhões de anos." Trecho do capítulo I- A natureza e o homem - do livro "No que acredito" de Bertrand Russel. "Russel escreveu a melhor prosa em língua inglesa de qualquer filósofo do século XX." The Times

sábado, 8 de março de 2008

Pela Valorização da Mulher Brasileira II - Blogagem Coletiva

Sou mulher e sou brasileira. E hoje olho no espelho e gosto do que vejo. Não foi sempre assim. Crise de identidade e problemas que todo ser humano enfrenta, já me fizeram querer durante muitos anos querer ser outra pessoa. Não posso nem imaginar que mágica doida ia inventar. Então pintei cabelo de várias cores, fiz dietas insanas e fiquei doente, mudei de cidade, mudei de amigos, li quilômetros de livros de auto ajuda e livros decentes também e agora chega de contar meu avesso. Até que prestei atenção numa frase "Não se nasce mulher: torna-se." de Simone de Beauvoir resumindo toda a receita. Através de experiências bem e mal sucedidas fui provando a vida. Poder estar satisfeita com o que vejo no espelho é tudo de bom que pude conquistar. Assim, quando vi na televisão ontem aquelas cenas deprimentes das Paniquetes, fiquei indignada não consegui ver tudo. O que leva uma mulher a fazer uma escolha destas, posso compreender mas não posso aceitar. E me pergunto: "Para deleite de quem?" Ser humano normal nunca vai gostar de ver uma barbaridade daquela. Pelo que eu saiba não é só desrespeito para quem fez. É desrespeito pra quem vê também. E aí? Vai ficar do mesmo tamanho? Nenhuma medida vai ser tomada? Nem ia escrever sobre este assunto. Mas ao ler "Por vezes a palavra representa um modo mais acertado de se calar do que o silêncio." de Simone de Beauvoir tive que escrever e perguntar aos orgãos competentes se é possível ajudar na valorização da mulher brasileira mostrando um ultraje deste deste na televisão? Fica aqui o meu apelo para que sejam tomadas as devidas providências que será compartilhado com os leitores e comentaristas do blog.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Amanhecer!!!


Amanhecer!!!, upload feito originalmente por Dircinha.

Uma foto da Praia de Amaralina que não fica longe daqui. Um presente para minha amig@ Sam que disse estar precisando de uma praia...


Em primeiro lugar crédito para a foto de Dircinha.

O assunto de hoje são comentários sobre os blogs visitados. Vou usar a ordem alfabética ou não? Vamos começar pela Aline, com "Meu Monstro de Estimação" que vocês irão adorar saber sobre ele. Depois vem o blog da Lys com "A Mulher Brasileira"III, onde também indica o blog da Márcia com o "Não dá para esquecer". Tem também a Cristina Sampaio com assuntos muito bons. Ela é psicóloga e suas opiniões são ótimas ao comentar os posts. E para deixar "A vida como a vida quer", a Sam está de casa nova e cheinha de assuntos interessantes para serem lidos e comentados. Vocês vão gostar.
Toda quinta feira indicar blogs que mercem uma visita. Espero que gostem deste
começo. Na semana seguinte tem mais. Estou devendo um assunto sobre um pequeno erro que num post sobre Aquarela. Como já enrolei demais, vou eclarecer aqui. Aquele quadro que pintei chamado "Pensamentos", não é uma aquarela e sim uma pintura em acrílico. Só isto. Pedi para que as pessoas arricassem um palpite, como ninguém acertou estou esclarecendo agora. Um pequeno deslize. Acontece...

YouTube

Loading...