sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O melhor presente?



O melhor presente?...
Procurando o melhor presente para hoje, encontrei um texto de Martha Medeiros, no seu livro de crônicas: Trem-Bala. O nome do texto? “O melhor presente.” E ela descreve o melhor presente para dar aos filhos: “Suas intermináveis perguntas, merecem respostas claras e orientadoras, sem preguiça de nossa parte. A vida é um jogo cheio de macetes: tem: tem vezes em que a gente avança duas casas, tem vezes que a gente é obrigado a voltar ao ponto de partida, tem hora que não se quer mais brincar. É difícil e não dura sempre, portanto, antes que eles dominem as regras, é bom não deixá-los sozinhos. A vida é o único brinquedo que eles não podem estragar.”

Ah, as respostas...elas precisam sempre de um plano B. Vai que a escolhida não é adequada, falta uma palavra, não foi possível acessar na hora.
Mas mãe, sempre quer dar aos filhos o que elas têm e imaginem, o que elas não tiveram...Meio doido, mas é assim mesmo cabeça de mãe.
Como não temos certeza de acertar, estamos sempre correndo risco: acertar ou não. Para finalizar este é o meu desejo para hoje:
“Feliz aniversário, filho!”
Beijos,
Mãe.
#Ah, a foto é de hoje e foi tirada para você."Amanhecendo..."

8 comentários:

  1. Anny, parabéns pelo seu texto delicado e bem inspirado, e parabéns ao seu filhote.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Tenho andado a pensar muito nesta grande responsabilidade e tarefa de ser mãe. Sou mãe, daqui a pouco há 4 anos, e ainda não acertei o passo. Será que algum dia vou acertar? Acho que quero ser a mãe perfeita... como se isso fosse possível. Claro que eu sou a melhor mãe que o meu filho podia ter, pois sou a mãe dele... penso que a minha auto-estima pouco enraizada faz com que, por vezes, não seja a mãe adulta e educadora que devia ser. (Cedo demais para ser mãe ou cedo demais como mãe.) Não consigo ouvi-lo chorar. Mas às vezes perco a cabeça de ser boazinha e parecer que ele "curto com a minha cara", fazendo chantagem emocional. Percebe com certeza do que falo? Acho que falo e penso demais, não?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado mae!
    Vc é de fato muito especial.
    Pode postar as fotos que enviei, se vc gostou.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  4. Sílvia:
    Obrigada pelo comentário ensível e delicado. Agradeço pelo meu filho.
    Beijos.
    Anny.

    ResponderExcluir
  5. Ana Filipa:
    Penso que todas todas as mães querem ser perfeitas. Seria mais fácil se não pensássemos assim.
    Defeitos. Mães não são perfeitas. Ainada bem.
    Oobrigada pelo comentário.
    Beijos.
    Anny.

    ResponderExcluir
  6. Inurí:
    Ah, obrigada pelo elogio.
    Amo você muito.
    Beijos.
    Mamacita.
    Anny.

    ResponderExcluir
  7. Outro filho aniversariante. Lá na Aninha Pontes tb tem festa. Parabéns para vocês dois. Anny vc aniversaria, tb, junto dele. Naquele dia, enquanto ele era apresentado à vida o trabalho foi seu e os festejos devem começar por você. Muitas bjkªs para vc e um beijo estalado no filho. Elza

    ResponderExcluir
  8. Talvez seja uma boa alternativa ensinarmos aos filhos as boas perguntas, aquelas para as quais não existem respostas exatas. Essas são as melhores para eles raciocinarem e nos colocarem para raciocinar também. Quem sabe? Mas perder a preguiça e estar disponível também conta e muito. Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!