quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

"Uma linha é um ponto que passeia." Paul Klee



Estava pesquisando sobre Saul Steinberg e descobri muitos blogs bacanas e pessoas simpáticas. Um deles foi o Varal de Idéias do Eduardo Lunardelli. O interessante foi descobrir esta frase, que se não foi inspiração estamos diante de uma coincidência muito boa. "Uma linha reta que gera um universo com pirâmides e varais." E quem é o autor dela? Steinberg. Adorei! E nas minhas andanças fui encontrando coisas lindas como o blog "La Grafia"
E continuando o assunto, Claudio Martini afirma "A arte de Steinberg pode parecer num primeiro olhar, primitiva e infantil. Mas por trás de seus traços simples, ele carrega toda a história da arte e o pensamento ocidental. Ele consegue reunir e sintetizar comum traço de nanquim ou com o lápis de cor, toda a civilização, toda acultura, tudo que o homem já criou ou consegue destruir." E para ver um pouco de sua obra o Estúdio Marimbondo
faz isto muito bem. Podemos escrever muitas coisas a respeito dessa figura maravilhosa que influenciou e influencia desenhistas do mundo inteiro. E para ser coerente com Steinberg, coloquei no nome do post uma frase de Paul Klee.
A caricatura acima minha querida Rita Lee,não sei qual o autor mas se alguém sabe e quiser informar, será dado os devidos créditos. Adorei quando ela foi fazer parte do "Saia Justa" no GNT. Podia apreciar sua conversa inteligente e brincalhona. Foi muito bom. Aproveito para lembrar que meus alunos de Educação Artística me achavam parecida com ela. Achava ótimo embora não concordasse. Para todos os meus ex-alunos muitas lembranças boas nos ligam até hoje. Um abração para todos que estiverem lendo...

6 comentários:

  1. Graças a você conheci o Gaston, e você me avisou também que ele não me deixaria em paz, andaria sempre comigo. O mesmo ocorre com seu blog e suas reflexões, divagações. Essa da "linha é um ponto que passeia" também não me largará mais.bjs.

    ResponderExcluir
  2. Espero que sejam boas companhias para você. Obrigada pela visita.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo LINK, e meus cumprimentos pela continuidade do post anterior!
    Outro grande fã e admirador do Saul é nosso AMIGO Peri do blog:
    http://www.armazemperisc.blogspot.com/
    que vale uma visita. Nos arquivos tem muitas postagens sobre ele!

    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita Eduardo e pelos elogios. Já vou visitar o Peri.
    Abçs

    ResponderExcluir
  5. Alô
    Anny e Eduardo ( obrigado pela dica )
    Sou fã de carteirinha do Steimberg. O maior dos " cartunistas", entre aspas porque ele era muito mais que isso.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei querendo conhecer mais sobre o Steinberg... interessante...

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!