sábado, 13 de dezembro de 2008

Blogagem coletiva sobre Consumo consciente.


Esta blogagem foi proposta pela Sam do blog A vida como ela é. Que procura conscientizar e discutir o que é ter um Consumo Consciente. Então:
Consumo consciente: este é um assunto até fácil para mim. Começou há muitos anos, quando entrei na Universidade Federal de Viçosa – MG. Porque o curso de 04 anos de Economia Doméstica, ensinou-me a ser uma consumidora consciente. Isto numa época em que nem era sequer pensado este assunto. Mas no curso, éramos ensinadas a economizar no orçamento da casa, a aproveitar melhor os alimentos, calcular as quantidades adequadas para cada pessoa. Pensando bem, posso dizer que foi a melhor coisa que fiz para administrar minha vida como um todo. Só não foi melhor porque não pude trabalhar dentro da minha área. Mas, hoje sei administrar uma casa com todos os requintes de uma consumidora que sabe que é preciso preservar o meio ambiente. Então troquei o uso do famoso amaciante pelo álcool. Faço uma mistura de água, vinagre e bicarbonato para limpar o fogão e os espelhos. Separo o meu lixo. Não trago mais sacos plásticos para casa. Uso as sacolas retornáveis. Não jogo comida fora. Passo as roupas num só dia. Apago as luzes quando não estou nos ambientes. Não uso ar condicionado. Olho a validade dos alimentos e procuro consumir os que também estão envolvidos em programas sociais. Procuro usar os alimentos orgânicos. Reutilizo vasilhas. O óleo de cozinha utilizado é colocado em garrafa pet e levado para os postos de recolhimento. Economizo no uso da água, para banhos, lavagem de roupa, etc. Então posso me considerar uma pessoa que faz um consumo consciente. Está é uma atitude que todas nós devemos estar sempre atentas e antenadas. O meio ambiente agradece...

6 comentários:

  1. Oi, Anny amiga
    É isso mesmo, começamos com pequenos atos domésticos, levamos para os familiares e para nossa profissão. É tão fácil adotar medidas consciente no nosso dia-a-dia, basta ter boa vontade e interesse, depois que acostumamos, fazemos sem sentir e quando erramos em alguma ação, dá aquela dor de consciência e acabamos refazendo para atingir o certo, não é?

    Anny, estou um pouco afastada da blogosfera, fim de ano são muitos os compromissos e trabalho, sobra pouco para o lazer. Mas para 2009 estaremos aí com pique total. Me perdoe por não vim aqui no seu cantinho com mais freqüência, prometo corrigir isso.
    Um grande beijo, Denise

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima postura. Precisamos, mesmo, economizar e, com isso, ajudar o planeta, sobretudo livrando-o do que não pode ser reciclado e reaproveitado.

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise:
    Obrigada pelo comentário. A gente faz a nossa parte, né? Pois é, a tomada de conciência é muito boa e melhor ainda qundo é para sempre.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo comentário Lino. Então concordo com vc. A postura tem que ser para a nossa vida e para sempre.

    ResponderExcluir
  5. Anny, fiquei muito curiosa sobre a troca do amaciante e a proporção da mistura para limpar os vidros. Depois conta em detalhes?
    Obrigado por participar da blogagem coletiva e por sua postura como consumidora consciente. :) O mundo é melhor graças a ações assim.

    ResponderExcluir
  6. Sam:
    Vou fazer uma postagem sobre isto.
    Estou sempre testando estas alternativss, então nada melhor do que discorrer sobre o assunto. Certo?
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!