terça-feira, 18 de dezembro de 2007

"Arquitetura é música petrificada"- Goethe



Quando meu filho escolheu fazer Arquitetura, fiquei pensando no quanto, tinha influenciado pra isto acontecer. Coisa de mãe. Culpa é com ela mesmo...Quando filho adoece, mãe acha que é por causa dela, quando está sofrendo uma dor de amor,imagina! Até nisto mãe acha que tem culpa. Mas mo fundo, bem escondido pra ninguém saber, achei muito boa sua escolha. Afinal,cresceu me vendo fazer projetos, estudava, lia, fazia dever, desenhava na prancheta...nada mais coerente, certo? E tudo foi acontecendo devagar. Com algumas coisas imprevistas no meio. E foi aí que me veio uma frase de Oscar Niemeyer "Nós viemos aqui contar uma história". Isto mesmo.
A nossa história começa todos os dias, quando abrimos os olhos ao acordar. E é bom ter cuidado para que esta história seja bem contada. Com início, meio e fim.
A minha primeira experiência visual com a obra de Oscar Niemeyer, foi na Catedral de Brasília. Um espanto, pra dizer a verdade. Depois, vieram as outras pela televisão, revistas e Internet. Estou contando esta história toda porque no dia 15 de dezembro, ele fez cem anos e eu não disse uma palavra a respeito do fato. Achei que todos iriam falar, escrever. Não era preciso comentar nada. Esqueci completamente da história que tinha começado, antes de meu filho nascer, antes de pensar, escolher ser projetista. A obra escolhida para mostrar, foi a Igreja de São Francisco de Assis em Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou mineira. Assim, nada como render a minha homenagem ao mestre, com uma obra em minha terra. Parabéns pelas belas curvas em seus projetos e pelos 100 anos de vida.

Foto e frase: http://en.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer

4 comentários:

  1. Olá Anny!

    Antes de mais nada, muito obrigado pela visita! Tanto no Nossa Via quanto no Pequeno Inventário!

    E então, parabéns por este lugar aqui... muito bom a gente ver pessoas que escrevem com "alma"! E você parece ser uma delas.... podemos percebê-la em seus textos e essa é a melhor recompensa para o visitante!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Max. Que bom ver vc por aqui.
    Fico feliz por gostar da maneira como escrevo. Também gostei da forma como você escreve.
    Apareça sempre. É um prazer receber comentários assim.
    Até a próxima...

    ResponderExcluir
  3. Fiquei intrigado com a linha que dá nome ao blog. Geralmente gostava de pensar em curvas, visto que a linha reta, como criação humana, parecia-me limitada. Hoje mudei de idéia, descobri o fio condutor que a linha, principalmente essa, nos dá.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Djabal:
    A Linha, depois de Paul Klee, pode sonhar...
    Abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!