terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Diálogo

Esta é uma palavra preciosa. Existem inúmeros pensadores que escreveram sobre ela. Nós usamos para nos comunicarmos com o mundo ou com agente mesmo... E infelizmente, esquecemos disto a cada instante de nossa vida. Em quais mesmo? Simples assim. Quando não ouvimos nossos filhos e ignoramos suas reais necessidades. Quando ignoramos a presença do outro, seja na escrita ou na fala. A presença e a existência do diálogo é sentida quando há o reconhecimento do outro. Significa uma possível mudança. No meu modo de ver, olhar, perceber. Porquê o outro tem outros olhares diferentes do meu. Ao perceber, ver, investigar isto sou mudada de alguma forma. Ah, isto é inseguro. Nem sempre gosto de mudanças. Elas me assustam porque desconhecidas e com possibilidades que não posso controlar. Normal. Gosto mesmo é da mesmice. Do pensar igual. Do seguir os mesmos caminhos já descobertos. Nada de arriscar. Ora,que graça, ou que vida tem isto? Não sei e jamais vou agir assim. Viver é um risco. Aceito o risco e uso minhas linhas imaginárias, para fazer o meu desenho possivel do meu díálogo com o mundo e comigo mesma. Às vezes não muito coerente. Um tanto falar sozinha, outras vezes com as palavras com as quais me comunico com os amigos...

9 comentários:

  1. Fiquei vendo um programa ontem, sobre inclusive, diálogo. Fiquei muito impressionada com o poder do diálogo e o quanto ignoramos isto. Bom nos informarmos mais e praticá-lo mais.Um exercício de vida. Amém...

    ResponderExcluir
  2. O diálogo é algo que vem ao longo desses dois milênios provando sua utilidade. Parece que cada dia que passa ele é menos valorizado. Creio que por uma impaciência, ansiedade, não sei exatamente o quê, mas o fato é que não olhamos e respeitamos mais a diferença. Todos temos pressa. Pena.
    Ainda bem que NEM todos. A maioria.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo comentário Djabal.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Anny,

    você tem pontuado muito bem a discussão sobre esse lance todo dos blogs, parabens. Espero estar sempre visitando e acompanhando seus textos. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Rodolfo:
    Que bom você ter gostado. Então, só assim vamos a algum lugar. Falar sobre blogs e como fazer deles um ponto de encontro de idéias, opiniões é um bom começo, né?Inclusive de amizades e trocas de idéias.
    Abraço.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  6. Óptima sugestão a do Niemeyer, Anna. Vamos ver quem escreve sobre isso...

    obvious

    ResponderExcluir
  7. Querido Obvious:
    Obrigada pela resposta imediata. Podem também vir até Salvador, na Bahia e também fazer uma reportagem, mostrando a Arquitetura da cidade. O novo convivendo com o velho. Aqui os Arquitetos são inovadores e os edifícios são bem coloridos...Acho que vcs vão gostar.
    Abraço.
    Adorei a resposta pelo Blog linha.

    ResponderExcluir
  8. O diálogo é uma coisa importante mesmo, Anny. A percepção do outro, diferente da nossa, sempre nos acrescenta alguma coisa, nos transforma, quando escutamos o que nos é dito, pois não há diálogo sem escuta, e não há coisa melhor do que ser escutado nas conversas, só assim podemos ser compreendidos, compreender a outra pessoa, fazer amigos, mantê-los, vivendo boas relações. O poder do diálogo é imenso!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Cristina. Não podemos mesmo ignorar o poder do diálogo. E é isto que estamos fazendo aqui. Vc escreveu e estou respondendo. Ele nos faz crescer e aprender como nos posicionar no mundo e com as pessoas. Inclusive ganhar amizades.
    Bjos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!