quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

"O que são blogs, afinal?"

Cynara Peixoto, fez um post em Nossa via, perguntando o que são blogs, afinal? E ela chegou à seguinte conclusão: "Blog é um site que se pode ou não ser interativo través de participação dos leitores, escrito a partir do ponto de vista de uma ou mais pessoas, com independência, de forma profisional ou amadora".
Na minha opinião, blog é uma forma de diálogo. Fiz um post sobre este assunto, chamado "Diálogo". Agora, é claro que existem vários tipos de blogs porque eles vão parecer com quem os administra. E pode existir quem não está para conversa. Quer mesmo é conversar sozinho. Devia então ter outro nome. E não que é existe blog só para convidados? Existe. As variedades são inúmeras. Ser humano é muito criativo. Existem aqueles blogs que dificultam tanto a sua entrada, que pensei naquelas casas com cachorros enormes e bem bravos. Talvez uma fortaleza. Era melhor colocar na entrada: "Proibido Comentários" Rssss! Acredito em diálogo, acho isto aí, um despropósito. Como disse Oscar Niemeyer "Estamos aqui escrevendo uma história". Seja fazendo blogs, escrevendo posts, desenhando, pintando, tirando fotos, etc, etc, etc...Faço questão de que minha história seja escrita com bom humor, crença nas pessoas e sabendo que viver é um risco . E que tal dar boas gargalhadas, quando tudo der errado? E mais, no blog é também uma forma de trocar experiência, dialogar, aprender com seus leitores, fazer amizades. Quem não quer esta riqueza de experiências, melhor escrever um livro. Ninguém vai comentar nada com ele. Nem comprar. Era o que acontecia com jornais, revistas. Ninguém dava opininião...Blogs também são posts onde fazemos comentários e que muitas vezes, esquecemos de comentar sobre o que está escrito e escrevemos o que o assunto fez lembrar. E foi exatamente isto que me aconteceu ontem.
O Max escreveu um post lindo sobre pipas. Lembrou no início que queria o comentário sobre o texto... E não é que esqueci. Que falta de delicadeza, a minha. Max, desculpe! Um assunto maravilhoso, um texto idem. Vou deixar o endereço para quem quiser apreciar.
http:www.pequenoinventário.blogspot.com/

Por favor, responda o que você acha que são Blogs. Obrigada!

9 comentários:

  1. Cada um tem uma opinião sobre blog. Gostaria de saber qual a sua opinião.
    E pra saber mais no blog tem um link para Nossa Via no Blog Linha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Anny escreveu esta mensam acima.

    ResponderExcluir
  3. Difícil dizer o que é um blog, Anny, eles cresceram tanto em formatos e possibilidades, há espaço pra tanta coisa, o que é bom, a internet possibilita que tanta gente tenha voz, seja no próprio blog, ou nos comentários, dialogando, compartilhando idéias e opiniões, se enriquecendo com isso, pois a percepção do outro amplia a nossa própria percepção, nos faz enxergar coisas que às vezes não percebemos. E temos todo o direito de não gostar do que encontramos nos blogs, assim como no rádio, na TV, nos lugares onde vamos. Esse respeito pelas diferenças também é importante, pois gosto é uma coisa bem particular, não precisa ser avaliado em termos de bom ou ruim, são apenas diferentes. Gostei muito da definição do Djabal, mas ele deixou bastante indefinido. A liberdade que os blogs proporcionam é a melhor coisa deles, em minha opinião. Feliz Natal pra você!

    ResponderExcluir
  4. Essa capacidade de dialogar, é algo que aparentemente estamos perdendo, com raras exceções, como seu blog, por exemplo. Observo que as pessoas hoje apenas querem expor seus pontos de vista, querem convencer o interlocutor, sem muita margem de tolerância. Parabéns por ser uma grande ouvinte e exercitar essa capacidade fantástica de reconhecer o que lhe é diferente. bjs

    ResponderExcluir
  5. Cristina:
    Não posso concordar com vc. Um blog é "um espaço" onde vc coloca o que pensa e como interage no mundo. Fácil assim. Agora, como acredito em diálogo e é necessário que ele exista, para haver interação, crescimento pessoal,troca de conhecimentos Blog é uma forma de se fazer isto, através dos comentários.
    A percepção do outro é uma possibilidade se ver, perceber outra realidade que não a minha...
    Então este negócio de fazer blog parecendo fortaleza, na minha opinião, blog não é exatamente pra isto. Concorda? Diferenças existem para serem apreciadas, não para criar isolar e dificultar a convivência.
    Gosto dessa discussão. Venha colocar mais lenha na fogueira.Rs! Quer dizer, ampliar seus argumentos.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Djabal:
    Acho que vc compeendeu o espirito da coisa. Compreendeu o que penso ser um blog e pra que serve.Obrigada! Valeu!
    Ah, se achou que não disse tudo,venha dizer mais.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Hã...acho que vc já sabe o que acredito que seja 1 blog. Obrigado por visitar o meu! Eu te add no msn! Até!

    ResponderExcluir
  8. No proximo post, talvez hoje a noite explico o lance das rosas brancas para todos. Valeu por acompanhar! Vc está no orkut?

    ResponderExcluir
  9. As diferenças existem exatamente por as pessoas não concordarem em tudo, Anny, eu acho. E será que elas precisam concordar? Uma única resposta certa pra tudo leva a uma uniformização, com todos iguais, ou à destruição justificada do que é diferente, isso já ocorreu muito no mundo, e de certo modo ainda ocorre. Talvez o que as pessoas precisam aprender é a não brigar por pensarem diferente; apresentar argumentos pra enriquecer o outro ou a discussão, não necessariamente pra ter a sensação de vitória sobre o outro, isso parece acontecer em blogs sim, onde só são aceitos comentários que confirmem o pensamento do autor, e acredito que isso afasta as pessoas, mas depende dos motivos e interesses de cada um. Concordo que as diferenças podem ser apreciadas, no mais não precisa concordar comigo, você tem sua autonomia, pode pensar por si própria. Aliás, é isso que tento transmitir às pessoas com o que escrevo, que elas não precisam absorver o pensamento dos outros e sim desenvolver o próprio pensar, pra ter independência. Agradeço o convite pra vir enriquecer o diálogo. Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!