quarta-feira, 8 de abril de 2009

Chocolate e pimenta...



Chocolate? Ummm!...
Adoro chocolate. Especialmente o meio-amargo. No site BBC Brasil tem muitas notícias sobre o assunto: ‘Comer chocolate dá sensação mais forte que beijar’. Será? Achei muito engraçada esta afirmação. Mas vai saber. Cada cabeça e cada corpo uma leitura diferente. Então aceito comentários sobre chocolates. Sobre que tipo de chocolate você gosta e coisa e tal.
Além do chocolate meio-amargo, se ele for com pimenta dedo-de-moça, melhor ainda. A Perini andou fazendo sorvetes assim. Na época da novela “Chocolate com pimenta” mas acabou a novela, nunca mais vi este sabor por lá. Uma pena, porque é muito, muito bom. Bem que pedi, mas nem com reza brava deu certo. Mas não perco minhas esperanças. Rsrs!
“Um ingrediente comum na culinária brasileira, as pimentas temperam muitos alimentos e contêm poucas calorias. O ardor das pimentas vem dos capsaicinóides, substâncias que não têm odor ou sabor mas agem nas células nervosas da boca, causando a sensação de ardência. Os olhos lacrimejam, o nariz escorre e o suor brota. Estes são os efeitos sentidos quando se ingere os tipos mais picantes. Para as pessoas com resfriados ou alergias, comer pimentas pode aliviar temporariamente a congestão nasal. A capsaicina e outros capsaicinóides são concentrados principalmente nas nervuras brancas e nas sementes, que podem ser removidas para produzir um sabor mais suave.” Segundo Dra Jocelem Salgado (em Alimentos e Saúde)
Dr. Márcio Bontempo tem um livro sobre a pimenta: “Pimenta e seus benefícios à saúde”- Descrição:
“Você sabia que a pimenta, aquele condimento de sabor picante, traz diversos benefícios à saúde? Na realidade, o poder nutricinal e medicinal fazem da pimenta um alimento muito saúdavel. Seu sabor ardente deve-se a uma substância com propriedades analgésicas e energéticas. Rica em vitaminas, a pimenta também favorece a redução de coágulos no sangue, pois é vasodilatadora; estimula a produção de endorfina no cérebro, hormônio que produz a sensação de bem-estar; apresenta ação antioxidante, antiinflamatória e anticancerígena; e ainda reduz o apetite, sendo benéfica ao tratamento da obesidade. Além de informações sobre suas aplicações medicinais, este livro apresenta algumas receitas nas quais a pimenta é o principal ingrediente, assim você poderá apreciar o sabor inconfundível desta autêntica especiaria.”
Então que tal juntar ‘a fome com a vontade de comer’? Quer dizer, pimenta + chocolate meio-amargo = tudo de bom...
*

15 comentários:

  1. Anny nunca comi chocolate com pimenta.
    Mas gosto de dedo de moça como uma fruta inteira de preferência curtída no vinagre.comprei um vidro de pimenta de bico e nem arde. Parece um legume.
    Vou comprar um vidro de pimenta bem forte curtída no óleo para esquentar hehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Estava lendo o seu post e lembrei do escrito pela Georgia em: Saia Justa. Fala de um livro acerca de especiarias. Eu fiz um workshop de culinária, onde fiquei a entender a importância das especiarias. Por exemplo, o tomilho é um bom "higiénico", limpa sobretudo ao nível respiratório. Colocar especiarias na comida não mete calorias e dá mais sabor... e ainda tem o bônus de nos fazer bem ao organismo.

    Chocolate? Não sou muito adepta. Gosto mais de doces com ovos, amendoa...

    ResponderExcluir
  3. Milton:
    Se você gosta de pimenta, experimente: Chocolate com pimenta e sorvete de chocolate meio-amargo com pimenta. Tenho certeza que vai amar.
    Obrigada pelo comentário.
    Beijos.
    Anny.

    ResponderExcluir
  4. Ana Filipa:
    Obrigada pelo comentário. Pois é, gosto muito de acrescentar especiarias na minha comida. Não sabia das propriedades do tomilho. Muitobom saber. Obrigada pela informação.
    Atémais.
    Anny.

    ResponderExcluir
  5. Querida Anny,
    Adoro chocolate.
    Amo pimenta!!!! De todo tipo! Não vivo sem pimenta!!! Meu marido diz que, quando bebê, minha mãe já devia colocar pimenta na mamadeira... risos... Já provei chocolate com pimenta algumas vezes, em locais diferentes. Não achei ruim, mas tenho de confessar que continuo preferindo as duas coisas separadas... risos... :)
    beijinhos,
    Cássia

    http://twitter.com/Popysp

    ResponderExcluir
  6. Anny, já provei bala de chocolate com pimenta, uma delícia!!! Doce com sabor picante!!!
    Gosto muito de pimenta na comida, qto mais forte melhor!!!
    Agora chocolate meio-amargo (que eu adoro) e pimenta, nunca experimentei não!!! Você não testou nenhuma receita??? Eu queria experimentar!!!
    Belo texto!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Cássia:
    Cada pessoa tem um gosto particular não é mesmo? São as diferenças individuais sem as quais seria impossível aprender e experimentar sabores diferentes.
    Adorei seu comentário. Aprendi gostar de pimenta aqui na Bahia e agora sou uma viciada em pimenta.
    Obrigada pelo comentário.
    Beijos.
    Anny.

    ResponderExcluir
  8. Mylla:
    Fiz hoje um ganache de chocolate meio-amargo:
    200 ml de creme de leite
    02 colheres de sopa(bem cheias) de
    chocolate do Nestle
    01 colher de sopa(bem cheia de cacau em pó
    02 colheres de sopa de geléia de pimenta.
    Misturar tudo e colocar na geladeira.
    Fica uma delícia para colocar em cima da banana, ou em outra coisa que desejar.
    Beijos.
    Anny

    ResponderExcluir
  9. Anny,
    vc sabe que eu moro numa cidade q tem uma fábrica de chocolates com nome digno de ser mencionado. Existe uma linha de chocolates com pimenta, vc iria adorar, estive lá hoje comprando uns coelhinhos para a Páscoa, lembrei de ti.
    Eu gosto sim. No inverno, quando faco chocolate quente gosto de colocar um tiquinho de pimenta caiena moida, fica bom demais.
    bjss

    ResponderExcluir
  10. Márcia!
    Que delícia!
    Fiquei com água na boca.Mmmmm!
    Pois é. Pontos em comum.
    Beijos.
    Anny

    ResponderExcluir
  11. O sabor forte e a ardência das pimentas me desagradam. Gosto de usar uma gota de tabasco em alguns tipos de comida, mais pelo perfume do que pelo sabor. Agora ... chocolate com pimenta é um arraso! Adoro!!! Bjkª. Elza

    ResponderExcluir
  12. Elza:
    Chocolate com pimenta é mesmo um arrazo.
    Obrigada pelo comentário.
    Beijos.
    Anny.

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse blog...pq como muitas pessoas eu sou fascinada por chocolate,afinal quem não é?

    ResponderExcluir
  14. Sou do tipo que só falar em pimenta que já estou com a boca cheia de água... hummmm... já o chocolate, por incrivel q pareça não sou louca não, vez ou outra eu como, mas especialmente na tpm... ajuda! hahaha
    Bjs lindona!

    ResponderExcluir
  15. Anny, nunca experimentei chocolate com pimenta. Será que encontro aqui no Rio? Não gosto de pimenta na comida, mas, no chocolate, gostaria muito de saber qual é a sensação.
    beijo, menina

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!