segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Repense...


Comprei esta camisa na Hering e gostei a forma que eles usaram para, demonstrar a grande preocupação que precisamos ter hoje em dia com o nosso planeta.
Acredito que cada um tem uma receita, um jeito de fazer, uma experiência que deseja compartilhar. Se isto acontecer, esta é a hora. Deixe nos comentários quais são. Depois farei um texto com as dicas para publicar, com os devidos créditos. Agradeço desde já e o Planeta também.

Vou listar aqui o que faço no meu dia a dia:
1- Separo o lixo em: orgânico(comidas), plástico, papéis, vidros, latas, isopor
2- Uso álcool no lugar de amaciante: para a máquina cheia 01 xícara
3- Para a limpeza do fogão, pia, espelho: a seguinte mistura = 250ml de água + 250ml de vinagre de álcool + 04 colherinhas de café de bicarbonato de sódio
4- As caixas de leite, isopor, plásticos, vidros são todos limpos antes de colocar no lixo.
5- Uso sacola retornável para ir ao supermercado
6- Outros detalhes que vou aprendendo todos os dias: não jogar comida fora, reaproveitando.
7- Reutilizo as garrafas, vidros, copos plásticos de embalagem de requeijão, sorvete, manteiga, etc.
8- Apago todas as luzes dos espaços onde não estão sendo utilizados.
9- Como aqui é muito quente, desliguei o chuveiro.
10- Escolhi um dia na semana para passar roupa.
11- Estou esperando alguém me dizer qual sabão líquido usar, pois não conheço um adequado.

Isto é o que faço. Você tem algo a acrescentar? Obrigada...

Mais sobre Meio Ambiente

12 comentários:

  1. Queridos comentaristas, não se intimidem. Coloquem aqui sua ideia sobre o assunto. O que faz ou deseja fazer. O que pode me ensinar. Sempre temos alguma dica para dar, não é mesmo?
    Beijos,
    Anny

    ResponderExcluir
  2. Bem, aqui em casa sempre separo o plastico, papel, e metal(latinhas)......no cond. tem baldes especificos p/ cada tipo....eles recolhem e vendem... com essa grana fizemos um poço p/ economizar água e o próximo passo e a reforma dos playgrounds!!! Demora, mas assim economizamos e ajudamos o meio ambiente!!!rsrsrs Aqui em casa não faço muita comida, pois acho o desperdicio um absurdo!! Só somos três então dá p/ equilibrar bem as quantidades!!
    Ainda não aboli o uso das sacolas plasticas, mas sempre acabo comprando no atacadão/mackro e reutilizando as sacolas antigas p/ as compras atuais, então sacola semi-recicladas!!!rsrrs No niver do baixinho reutilizei garrafas pets p/ as lembranças e latas de leite na mesa principal!! ficou lindo e todos levaram p/ casa, assim ajudei um pouco o meio ambiente!!rsrs

    ResponderExcluir
  3. Butterfly:
    Pois é. Seu condomínio é bem orientado. Não sei o que o tonto daqui faz. Devia seguir um exemplo bom assim. Não é mesmo?
    Obrigada pelo comentário.
    Já aproveitei latas de leite também. Fazendo colagens. Ficaram ótimas. Tem sempre um jeito novo de fazer as coisas, certo?
    Obrigada pelo comentário.
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  4. Tonto? (rs*)

    Anny, eu falei do amaciante no luz. Ele é comprado em supermercado e foi lançado no final do ano passado - Tem também o alvejante sem cloro - Dê uma olhada
    http://www.sanol.com.br/v4/produtos.php?cat=3&pag=1
    Já o sabão ecológico, tem a receita que a Denise (Drang) postou no blogue dela e no EcoBlogs (aproveitando óleo usado)
    A gente pensa que está fazendo pouco, mas ao listar percebemos que este pouco está a cada dia aumentando um cadinho mais, né?
    O lance de passar roupa, aboli muitas peças que uma escova macia pode retornar as fibras, como toalhas e lençóis. De quebra também se economiza tempo passando coisas que vão amarrotar de certa forma. Um trabalho perdido, já que antigamente o povo também passava roupa no intuito de 'matar micróbios' - hoje em dia, que micróbios? Roupa não é 'quarada' ou mesmo exposta ao relento.
    Na verdade não podemos fazer tudo o que antes era feito. Se anteriormente existisse consciencia ecológica, estaríamos hoje mais educados com a natureza.
    Bora recuperar o tempo perdido!!
    Beijus

    ResponderExcluir
  5. Interessante o álcool no lugar do amaciante!


    boa semana

    bj

    ResponderExcluir
  6. Olá Luma:
    Todos nós que frequentamos o blog da Denise e mesmo o Ecoblogs sabemos destas dicas. Inclusive, já publiquei aqui a receita do Sabão Ecológico aqui. Eu podia juntar o óleo da fritura. Agora não posso mais. Impliquei tanto com meu filho que ele mudou o jeito de lidar com o óleo. Ainda bem. Hehe! Então, o que fazer para usar um sabão ecológico? Já existe? Pelo menos por aqui, não. E o amaciante também não. Assim, penso que as alternativas possíveis por enquanto, são as que publiquei. Obrigada pelo comentário.
    Beijos,
    Anny.

    ResponderExcluir
  7. Aqui está:
    O endereço do Sabão Ecológico que já publiquei:
    http://anny-linhaozzy.blogspot.com/2008/03/sabo-ecolgico.html
    Bom para quem ainda não sabe e quer saber.
    Beijos,
    Anny.

    ResponderExcluir
  8. Olá Milton:
    Obrigada pelo comentário. Pois é, quem não não tem cão caça com álcool.
    Hehe! Só uma brincadeira.
    Bjs,
    Anny

    ResponderExcluir
  9. Ontem parei no supermercado,no retorno de um compromisso, na hora de embalar as compras, eu disse, use a menor quantidade de sacos por favor, ao observar o olhar espantando do garoto, eu contei à ele uma sensação que tenho há muito tempo: A de que o mundo vai acabar coberto por uma nuvem de sacolas de supermercado, juro, ao ver as pessoas usando as vezes até 2 sacos em coisas leves, me vem esse pensamento, que as vezes me angústia.

    ResponderExcluir
  10. Aproveitando o seu gancho, vou te contar algo que aprendi ontem, é errôneo dizer:"Quem não tem cão caça com gato" - o correto é : Quem não tem cão, caça como o gato, ou seja, sozinho. Vocês sabiam? Eu não.

    ResponderExcluir
  11. Síivia:
    Obrigada pelo comentário. Mas você não usa sacola retornável?
    Ando com elas para todo lugar que vou.
    Pode ser um exemplo. Não precisa de sacos...
    Beijos,
    Anny

    ResponderExcluir
  12. Uso sim, mas estava voltando de um compromisso, não havia planejado a ida as compras na volta. Junto a outros moradores orientamos com vídeos e palestras as crianças do meu condomínio, e são elas que fazem a coleta do lixo reciclável, elas são responsáveis pelos andares aonde moram, esse lixo, é doado para uma entidade que ampara crianças autistas, é uma graça a responsabilidade com que elas executam a tarefa, não há necessidade da nossa interferência, elas mesmas cobram quando alguém "pisa" na bolaAi de quem não lavar a garrafa pet... rs bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!