sexta-feira, 27 de março de 2009

Fibras na Alimentação...




Fibras na alimentação...
Todos nós sabemos que ela é necessária na alimentação e ... esquecemos. Depois de estarmos nos sentindo muito mal devido a este “esquecimento”, vamos correr atrás do prejuízo. Isto não é terrível?... Todos nós conhecemos pessoas, temos amigos que fazem isto. E mais uma receitinha fácil para guardar na geladeira e colocar na comida?
Fica com um cheirinho muito bom por causa do gergelim. Então vamos a ela:


Farinha de gergelim com linhaça:(primeira foto)
- 200g de gergelim (terceira foto)
- 200g de linhaça (segunda foto)
- 01 colher (chá) de sal marinho.
- Colocar numa panela mais grossa (de ferro) o gergelim e ½ colher de chá de sal marinho, em fogo alto, depois que esquentar, abaixar o fogo. Misturar até você perceber que está torrado. Com um cheirinho bom.
- Fazer o mesmo com a linhaça.
*Depois de torrados, deixar esfriar e bater no liquidificador, separadamente. Misturar deixar esfriar e guardar na geladeira. Quem tiver pote de vidro, melhor ainda do que de plástico.

Observação:
Coloquei o gergelim misturado com a linhaça para ficar mais gostoso e mais cheiroso.
Quem quiser usar separado, não tem problema. Funciona do mesmo jeito. Estas são as fibras insolúveis.

Fibras Solúveis:(25 a 30g por dia)
*Feijão
*Lentilha
*Aveia
*Laranja
*Maçã
-"Estas fibras têm pequeno efeito na evacuação mas previnem a rebsorção do colesterol encontrado na bile e que é usualmente reabsorvido pelo corpo. Elas previnem esta absorção a fim de que mais colesterol seja perdido nas fezes e menos colesterol seja retornado para a corrente sanguínea." Irleide Bitencourt - Nutricionista - CRN-1630

9 comentários:

  1. Hum delícia. Estou na praia resolvendo assuntos particulares
    Bjs

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  2. Interessante e saboroso... boa dica Anny.

    bjs

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  3. Milton:
    Obrigada pelo comentário. Pois é sou muito desatenta. Só depois de fazer o comentário foi que li você dizendo onde estava.
    Bom fim de semana.
    Bjs.
    Anny.

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  4. Síilvia:
    Obrigada pelo comentário. Que bom que gostou.
    Beijos.
    Anny.

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  5. Essa observação abaixo, é sobre as fibras solúveis ou sobre as insolúveis? Fiquei confusa... mas gostei da receita... adoro gergelim e linhaça me faz muito bem, mas esqueço. Hahaha!

    Obrigada pela dica!

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  6. Daiazinha:
    A farinha de gergelim com linhaça é uma fibra insolúvel. Por isto funciona bem ao ser adicionada aos alimentos. Isto é, fazem com que os restos dos alimentos não fiquem retidos no organismo.
    Mais claro ainda: bom pra que não haja prisão de ventre(ficar sem ir ao banheiro por muitos dias).
    Qualquer dúvida pode perguntar.
    Beijos.
    Anny.

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  7. Adoro farelo de linhaça! Faz parte do meu café da manhã todos os dias. Misturo com Yogurt! Faz bem pra tudo!
    Gostei da sua ideia!
    Beijão

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  8. Renata:
    Obrigada pelo seu comentário. Ah, mas é uma delícia mesmo. O meu acabou hoje. Vou previdenciar para fazer mais.
    Boa semana.
    Beijos.
    Anny.

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