quarta-feira, 11 de março de 2009
Viver é uma Arte...
Viver é uma arte...
Que fazemos todos os dias. Usando palavras para expressá-la, tintas, fotos e o que melhor se adapta ao nosso jeito de ser. Tem gente que sabe escolher o que fazer, tem gente que aprende a escolher. Tem gente que não se importa em observar e nem sabe copiar. Isto é, fazer um desenho de observação. Não este que é feito com a facilidade do selecionar, copiar e colar. Nada disto. Do desenho que você passa horas observando o modelo. Prestando atenção nos mínimos detalhes. Porque são eles que irão fazer a diferença. A diferença de você poder dizer: este desenho foi inspirado em tal obra. Mas este é o seu desenho, sua leitura. Não uma cópia. Uma xérox. Mas sua interpretação. A sua visão. O seu ponto de vista. A sua opinião. E isto faz a diferença.
Então, acho graça quando chega um e-mail me avisando com o endereço completo onde foi que me copiaram. Selecionaram, copiaram e colaram. Não é mais fácil e mais decente escrever que o texto foi inspirado no que leu? Tem gente que não pensa assim. Tem gente que tem preguiça de pensar. De gastar o seu tempo para fazer um texto, remexer no mundo de coisas que tem na cabeça ou anotado. E construir alguma coisa que valha a pena ser lido. De alguma coisa que faça a diferença pelo menos para você. Porque enquanto escreve, arruma as palavras no texto para que façam sentido, parte de você se modifica também. Te faz melhor para você mesmo e quem sabe, para quem te lê também...
Este texto foi inspirado na crônica “A arte de viver” – pág. 27 do livro Non-Stpop de Martha Medeiros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"a tua opinião conta" - e vens à tertulia virtual no dia 15, garota?
ResponderExcluirBeijinhos ternos
Claro que vou. Já disse lá no Eduardo.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário
Beijos,
Anny
As pessoas não tem a humildade de dar os devidos créditos
ResponderExcluirbjs
A quantidade de sentimentos que a "cópia" desperta é imensa. Prefiro escolher aquele sentimento que mostra uma admiração pelo autor original. Mesmo que não indicada expressamente.
ResponderExcluirTalvez seja uma ilusão grande a minha, mas ela mora no meu coração.
Beijos.
Anny, curti o post! Tem gente que tem preguiça mesmo: preguiça de pensar, de sentir, de olhar para si e ver o que tem dentro. Tem gente que tem preguiça de viver. E então passa o tempo copiando os outros. Enquanto vai dando certo, o mérito é dele; para as coisas que dão errado, a culpa é dos outros. E assim vão. Aí entra a parte em que concordo com o Djabal: dá prá sentir de tudo quando nos deparamos com as cópias. Uma das coisas que sinto é justamente o que disse Djabal, o lance da admiração. Porque por mais preguiçosa que seja uma pessoa, ela não vai copiar uma coisa que não gosta, ou que não admira. Também fico triste pela pessoa que copia, pois ela não tem a alegria de desenvolver, acreditar e defender algo dela. E, se tô naquele humor dos diabos, fico é puta da vida mesmo. Hehehehe! Beijo!
ResponderExcluirMilton:
ResponderExcluirPois é. Um simples crédito. Vai fazer inclusive, se é este o caso, fazer a pessoa até mais conhecida.
Obrigada pelo comentário.
Bjs.
Anny.
Djabal:
ResponderExcluirTodos nós espiamos por janelas diferentes. Não sou escritora. Faço os meus textos aqui por ter prazer em escrever. Agora ter prazer em ser copiado, isto já é uma outra história. No meu caso, acho graça e me divirto com isto. Quem copia dá o seu aval de incompetência. Por que motivo vou me incomodar com isto?
Acho é bom porque me fornece asunto para ecrever. Hihi!
Obrigada pelo comentário.
Bijos,
Anny.
Lúcia Fontes:
ResponderExcluirObrigada pelo comentário. Pois é. Cada um tem um jeito de olhar a situação. Não fico com raiva. Acho graça. Ele precisa vir aqui copiar. E sei que copiou. Nem vou me dar o trabalho de verificar. É dar muita ousadia.
É como eu disse a Djabal, me dá motivo para escrever.Rs!
Beijos,
Anny.
Já disseram tudo, deixo um beijo.
ResponderExcluirSívia:
ResponderExcluirObrigada pela conclusão.
Beijos,
Anny
Concordo com a Silvia.
ResponderExcluirbjks
Cristiane:
ResponderExcluirObrigada pelo comentário e por concordar com as opinões já espostas.
Beijos,
Anny.
Desculpe discordar de você querida... Mas quando quero publicar alguma coisa no meu blog e acho a notícia interessante, prefiro mesmo copiar e colar, para que quando eu reescrevê-la não perca nenhum detalhe dela. Não é preguiça de ler nem de escrever não, pois eu amo fazer isso. é prá chamar a atenção mesmo!!!
ResponderExcluirÉ o meu jeito de ser nesse mundo tão conturbado pela mesmice!!!
Abraços, valeu!!!