quinta-feira, 19 de março de 2009

Então amanhã começa o outono...


Então o Outono começa nesta sexta-feira.
E hoje é também dia de São José. Padroeiro dos Artesãos e com uma forte crença de que se chover neste dia a colheita de milho vai ser farta.
Acredito que herdamos um grande número de crenças de nossos pais. Umas levamos pela vida e outras vamos deixando pelas esquinas. Sem nem lembrar como apareceram em nossas vidas. O santo mais popular na minha terra, quando era criança, era santo Antonio. Que apareciam até nas nossas brincadeiras de casinha. Quando acendíamos o fogãozinho de tijolos, havia uma fumaceira sem fim. Que fazia os olhos ficarem cheios de lágrimas por causa da fumaça. Para espantá-la ficávamos dizendo como num mantra: “Fumaça prá lá e Santo Antonio prá cá.” Ah, não lembro se funcionava. Provavelmente sim porque fazíamos comidinhas. Ai, ai! Foi um tempo bem vivido. Não tenho saudades. Só boas recordações.

Sabe? Gosto das cores do outono. Lembro das folhas no chão, quando andava entre elas para ir até a casa da minha avó. Sabe como é criança, ia chutando as folhas que encontrava pelo meio do caminho. A avenida era toda arborizada por uma árvore chamada magnólia que seguia por toda a universidade. E hoje penso no outono com aquelas folhas alaranjadas. Penso que só existe no sul. Nunca vi uma pessoalmente, só através de fotos. Mas é esta a imagem do outono que tenho como lembrança e que faz parte do meu imaginário.
Que hoje prefiro preenche-lo com um poema que inicia o capítulo I – A casa. Do porão ao sótão. O sentido da cabana p. 23 – A Poética do Espaço – Gaston Bachelard
À porta quem virá bater?
Em uma porta aberta se entra
Uma porta fechada um antro
O mundo bate do outro lado da minha porta.
Pierre Albert-Birot,
Lês amusements naturels, p. 217

Tudo se transforma. Nem eu sou a mesma de ontem. Já me transformei ao sabor, tempo e cor das estações...

6 comentários:

  1. A imagem que eu tenho do outono é que é a estação das frutas e aquela que antecede o inverno... Começa a fazer aquele friozinho gostoso, você começa a tirar velhos cachecóis, blusas de lâ do armário... Também me lembra aquelas fotografias que você vê em filmes americanos de árvores com cores exuberantes - amarelas, vermelhas - e o velho tapete no chão... Quando as pessoas passam, elas simplesmente se levantam do chão!

    Tenha um fim de semana iluminado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pois é Anny, aí começando o Outono e aqui a primavea, mas infelizmente com neve, rs.
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Mylla:
    Pois é tudo muda. Aqui está muito abafado e um calor muito grande. Quanto às lembranças são boas imagens que nos s acompanham. Umas inventadas outras vividas. Assim como as nossas histórias.
    Obrigada pelo comentário.
    Beijos,
    Anny

    ResponderExcluir
  4. Cristiane:
    A estação que mais gosto é a primavera. Que parece ser quando começo sempe novos projetos e desafios. E a sua ainda tem gelo. Poxa, estou torcendo para que que tudo fique bem por aí. Sem gelos, se possível.
    Obrigada pelo comentário.
    Beijos,
    Anny.

    ResponderExcluir
  5. Anny,
    o outono é lindo, é um descanso necessário depois do calor e algazarra de varao, dá paz e tranquilidade. aqui onde eu tem muita neblina no outono, parece que o mundo está se enrolando, esperando o inverno.
    bj

    ResponderExcluir
  6. Márcia:
    Você descreveu de uma forma tão linda o outono daí. Mas agora é o começo da primavera. Ainda não tem flores mas um tempo de espera para que ela aconteça. Certo?
    Obrigada pelo comentário.
    Beijos,
    Anny.

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!