domingo, 22 de março de 2009

Texto & Pretexto...


Texto & Pretexto...

“Texto & Pretexto”
“O tema é um ponto de partida para um poema e não um ponto de chegada, da mesma forma que a bem-amada é um pretexto para o amor.” Mario Quintana – p. 59 do livro Caderno H.

Pensando bem, nossos temas podem ser um ponto de partida para o amor e não um ponto de chegada. Então estou mesmo pensando em uma história de amor. Uma história que ela contou em três partes. Para quem não acredita que o amor exista, vá conferir. Está tudo lá. Com todos os suspenses, dúvidas e realidade que não é a virtual. E fico muito feliz que as pessoas consigam amar. Amar com suas diferenças e igualdades. Pois só assim existe uma verdadeira troca, um aprendizado de vida de emoções. Estes são os detalhes da vida. Os detalhes que fazem toda a diferença. Um amor que começou e que agora é compartilhado com os devidos detalhes. Insinuados com comentário carinhosos e um estar feliz. Reproduzidos aqui me informando que já terminou de contar sua história de amor. Discordo um pouco. D, não terminou mas começou a viver sua história com todos os pingos nos is, parágrafos, virgulas, pontos, e reticências que o amor precisa para ser verdadeiro...

Para facilitar a vida...
O que você faz? Escolhe um tema de cada vez ou vive sem fazer planos sem escolher as palavras e os sentimentos para enfeitar um texto, por exemplo. Planos de longo alcance não são o meu forte. Gosto muito de uma improvisação. Aliás a improvisação é o que mais faço. Pode até chamar isto de viver perigosamente. Já que viver é mesmo um risco. Mas não custa dar uma efeitadinha. Uma arrrumada para organizar pelo menos os pensamentos e dizer o quanto é agradável te receber aqui. O quanto é bom ter suas palavras enfeitando os comentários. Já que você os enfeita tão delicadamente e me encanta cada vez que vem por aqui.
Então chamo isto de facilitar a vida. De colocar óleo nas catracas do grande robô da comunicação. Quem não gosta de ser bem tratado? Quem não gosta de ser bem recebido?
E isto você é. Você faz parte do que escrevo, do que penso. Porque o tema é escolhido com carinho para chegar até você. O tema é o pretexto para chegar até você...

16 comentários:

  1. Creio que a vida não é um armário com gavetas,gavetinhas e gavetões para arrumar cada coisa.
    O armário existe com os princípios.A arrumação depende de cada um.Até pode ser belamente desarrumada.

    ResponderExcluir
  2. Somos livres para conduzir nossa vida como quisermos...desde que façamos isto com categoria!...
    Um linda semana para vc!
    Beijos !
    Bia Maia
    http://olhardentrodosolhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. aminhapele:
    Realmente a vida não é um armário com gavetas, gavetinhas e gavetões para arrumar cada coisa.
    Mas acredito que arrumar os pensamentos para que façam e mostrem coerência com o que penso e sinto é um dos pricípios da boa convivência.
    Concorda?

    Atémais!
    Anny.

    ResponderExcluir
  4. Bia Maia:
    Concordo com você. Conduzir a nossa vida com categoria significa olhar dentro dos olhos e ser um pedaço de mim em cada palavra dita. E isto quer dizer: coerência. Certo?

    Beijos,
    Boa semana.
    Anny.

    ResponderExcluir
  5. Também concordo com Bia Maia quando ela diz que somos livrespara conduzirmos nossas vidas como quisermos, mas é aí que entra o texto da Anny, quando ela fala de um pretexto para isso, se a gente florear esse pretexto, a vida se torna um pouco mais colorida...
    Òtimo texto...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Obrigado ANNY
    Pela simpática visita e gentis palavras.
    Parabéns por este seu belissimo Texto.
    Bjs
    G.J.

    ResponderExcluir
  7. É verdade! D terminou, na verdade, de contar o início da história! =)

    Sempre há um pretexto para o que quisermos nessa vida! Geralmente os otimistas fazem as melhores escolhas!

    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Nossa que delícia de texto e pretexto...
    Realmente é uma delícia ser bem tratado, é uma delíca ter um amor... eu tenho um, e é o maior presente que Deus me deu, ele me completa aonde eu basto...
    beijos e uma semana iluminada!

    ResponderExcluir
  9. Mylla:
    Obrigada pelo comentário e pelo elogio. Escrevo o que penso sobre o assunto mas cada um tem o seu próprio jeito de entender o que escrevi. Assim se forma a riqueza de olhares e de pontos de vista sobre um mesmo tema...
    Bjos.
    Anny.

    ResponderExcluir
  10. Gaspar de Jesus:
    Obrigada pela visita, comentário e elogio.
    Bjs,
    Anny.

    ResponderExcluir
  11. Daiazinha:
    Pois é uma história de amor sempre merece ser contada e recontada. Obrigada pela visita, comentário e por também pensar que os otimistas fazem melhores escolhas.
    Beijos.
    Anny.

    ResponderExcluir
  12. BarbieGirl:
    Que bom que tem um amor e que concorda que ser bem tratado é imprescindível para os relacionamentos.
    Seja ele qual for.
    Beijos,
    Anny.

    ResponderExcluir
  13. Eu caminho de olhos bem abertos. Quando encontro alguma coisa que pode fazer sentido. Para exprimir alguma coisa que estava guardada dentro de mim, escrevo.
    Junto pedaços, cacos e deles faço um mosaico. Dá uma alegria grande essa diversão. Sem muitos planos. Basta ter olhos para ver. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Djabal:
    Lembrei do poema de Carlos Drummond.
    Já postei aqui. Sobre "os cacos da xícara colados." Não me lembro do resto. Mas sempre podem fazer sentido em nossoa textos.
    Obrigada pelo comentário.
    Beijos.
    Anny.

    ResponderExcluir
  15. Eu escrevo muito sobre o nosso cotidiano e salto tb em outros temas, mas tb nao tenho muita coisa na gaveta nao, na gaveta só os programados para facilitar um pouco a minha vida que é uma loucuuuuuuuuuuuuura!!!

    Bjus

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!