quarta-feira, 11 de março de 2009

Viver é uma Arte...


Viver é uma arte...
Que fazemos todos os dias. Usando palavras para expressá-la, tintas, fotos e o que melhor se adapta ao nosso jeito de ser. Tem gente que sabe escolher o que fazer, tem gente que aprende a escolher. Tem gente que não se importa em observar e nem sabe copiar. Isto é, fazer um desenho de observação. Não este que é feito com a facilidade do selecionar, copiar e colar. Nada disto. Do desenho que você passa horas observando o modelo. Prestando atenção nos mínimos detalhes. Porque são eles que irão fazer a diferença. A diferença de você poder dizer: este desenho foi inspirado em tal obra. Mas este é o seu desenho, sua leitura. Não uma cópia. Uma xérox. Mas sua interpretação. A sua visão. O seu ponto de vista. A sua opinião. E isto faz a diferença.
Então, acho graça quando chega um e-mail me avisando com o endereço completo onde foi que me copiaram. Selecionaram, copiaram e colaram. Não é mais fácil e mais decente escrever que o texto foi inspirado no que leu? Tem gente que não pensa assim. Tem gente que tem preguiça de pensar. De gastar o seu tempo para fazer um texto, remexer no mundo de coisas que tem na cabeça ou anotado. E construir alguma coisa que valha a pena ser lido. De alguma coisa que faça a diferença pelo menos para você. Porque enquanto escreve, arruma as palavras no texto para que façam sentido, parte de você se modifica também. Te faz melhor para você mesmo e quem sabe, para quem te lê também...
Este texto foi inspirado na crônica “A arte de viver” – pág. 27 do livro Non-Stpop de Martha Medeiros

13 comentários:

  1. "a tua opinião conta" - e vens à tertulia virtual no dia 15, garota?

    Beijinhos ternos

    ResponderExcluir
  2. Claro que vou. Já disse lá no Eduardo.
    Obrigada pelo comentário
    Beijos,
    Anny

    ResponderExcluir
  3. As pessoas não tem a humildade de dar os devidos créditos
    bjs

    ResponderExcluir
  4. A quantidade de sentimentos que a "cópia" desperta é imensa. Prefiro escolher aquele sentimento que mostra uma admiração pelo autor original. Mesmo que não indicada expressamente.
    Talvez seja uma ilusão grande a minha, mas ela mora no meu coração.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Anny, curti o post! Tem gente que tem preguiça mesmo: preguiça de pensar, de sentir, de olhar para si e ver o que tem dentro. Tem gente que tem preguiça de viver. E então passa o tempo copiando os outros. Enquanto vai dando certo, o mérito é dele; para as coisas que dão errado, a culpa é dos outros. E assim vão. Aí entra a parte em que concordo com o Djabal: dá prá sentir de tudo quando nos deparamos com as cópias. Uma das coisas que sinto é justamente o que disse Djabal, o lance da admiração. Porque por mais preguiçosa que seja uma pessoa, ela não vai copiar uma coisa que não gosta, ou que não admira. Também fico triste pela pessoa que copia, pois ela não tem a alegria de desenvolver, acreditar e defender algo dela. E, se tô naquele humor dos diabos, fico é puta da vida mesmo. Hehehehe! Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Milton:
    Pois é. Um simples crédito. Vai fazer inclusive, se é este o caso, fazer a pessoa até mais conhecida.
    Obrigada pelo comentário.
    Bjs.
    Anny.

    ResponderExcluir
  7. Djabal:
    Todos nós espiamos por janelas diferentes. Não sou escritora. Faço os meus textos aqui por ter prazer em escrever. Agora ter prazer em ser copiado, isto já é uma outra história. No meu caso, acho graça e me divirto com isto. Quem copia dá o seu aval de incompetência. Por que motivo vou me incomodar com isto?
    Acho é bom porque me fornece asunto para ecrever. Hihi!
    Obrigada pelo comentário.
    Bijos,
    Anny.

    ResponderExcluir
  8. Lúcia Fontes:
    Obrigada pelo comentário. Pois é. Cada um tem um jeito de olhar a situação. Não fico com raiva. Acho graça. Ele precisa vir aqui copiar. E sei que copiou. Nem vou me dar o trabalho de verificar. É dar muita ousadia.
    É como eu disse a Djabal, me dá motivo para escrever.Rs!
    Beijos,
    Anny.

    ResponderExcluir
  9. Sívia:
    Obrigada pela conclusão.
    Beijos,
    Anny

    ResponderExcluir
  10. Cristiane:
    Obrigada pelo comentário e por concordar com as opinões já espostas.
    Beijos,
    Anny.

    ResponderExcluir
  11. Desculpe discordar de você querida... Mas quando quero publicar alguma coisa no meu blog e acho a notícia interessante, prefiro mesmo copiar e colar, para que quando eu reescrevê-la não perca nenhum detalhe dela. Não é preguiça de ler nem de escrever não, pois eu amo fazer isso. é prá chamar a atenção mesmo!!!
    É o meu jeito de ser nesse mundo tão conturbado pela mesmice!!!
    Abraços, valeu!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma forma de conversa online.
Deixe sua opnião ou questione.
Não seja anônimo!
Obrigada.
Bem vindo!